O prefeito reeleito de Cariré Antônio Martins foi diplomado pela quarta vez prefeito juntamente com seu vice-prefeito Nery Neto e vereadores na tarde desta terça-feira (17/12), o evento ocorreu oficialmente na escola Francisco Hermínio, localizada no Bairro do Fórum, em Cariré. Esse momento simboliza um marco político regional, já que o casal administrará municípios vizinhos, reforçando laços entre as cidades de Cariré e Groaíras. Antônio Martins obteve ampla aprovação em sua reeleição, consolidando seu nome como líder local, enquanto Virgínia conquistou a confiança dos groairenses para levar à frente um novo projeto administrativo. Essa dinâmica reforça a influência da família no cenário político do norte cearense. Fonte Blog, Lucas Oliveira.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Virgínia Aguiar é diplomada prefeita de Groaíras
A prefeita eleita de Groaíras Virgínia Aguiar foi diplomada juntamente com sua vice-prefeita Cilene Marciel e vereadores na tarde desta terça-feira (17/12), o evento ocorreu oficialmente na escola Francisco Hermínio, localizada no Bairro do Fórum, em Cariré. Esse momento simboliza um marco político regional, já que o casal administrará municípios vizinhos, reforçando laços entre as cidades de Cariré e Groaíras. Antônio Martins obteve ampla aprovação em sua reeleição, consolidando seu nome como líder local, enquanto Virgínia conquistou a confiança dos groairenses para levar à frente um novo projeto administrativo. Essa dinâmica reforça a influência da família no cenário político do norte cearense. Fonte Blog, Lucas Oliveira.
Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências
Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos e 20 de contribuição. Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Veja o que muda para essas pessoas em 2025:A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens. Fonte G1.
Detran alerta para golpe aplicado via SMS
O Detran do Ceará está alertando motoristas para o “golpe do falso SMS”. Trata-se de mensagens de celular que têm chegado para motoristas de todo o Brasil sobre suposto processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os criminosos tentam induzir as vítimas acionarem um link fraudulento. Para evitar problemas, que receber esses avisos não devem seguir as orientações dos golpistas.
Todas as informações referentes à CNH estão disponíveis no aplicativo Meu Detran ou no site oficial do órgão – AQUI
SHOW DE ALCIONAE É CANCELADO NA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL ESTEVAM PONTES
O show da cantora Alcione, previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (20/12) durante a inauguração do Hospital Municipal Dr. Estevam Pontes, foi cancelado. O cancelamento ocorreu devido a não conclusão do processo licitatório em tempo hábil pela produção da artista. A inauguração do hospital seguirá conforme programado. Fonte: Sobral de Prima.
Professor Júlio César é o novo secretário de Educação de São Bernardo dos Campos – SP
Dono de um currículo invejável de bons resultados obtidos em passagens pela secretaria de Educação de Sobral, onde foi responsável nas gestões de Leônidas Cristino e Veveu Arruda, de consolidar o município como referência nacional da educação e de levar Sobral ao topo do IDEB brasileiro, e de Eusébio, que saiu de uma situação considerada crítica dentro das avaliações educacionais para uma das melhores redes da região metropolitana de Fortaleza, o professor Júlio Cesar da Costa Alexandre tem agora um enorme desafio de comandar a educação de São Bernardo do Campo, São Paulo, a 21ª maior cidade do Brasil. Conhecido por sua atuação estratégica e inovadora, professor Júlio levará a experiência acumulada no trabalho desenvolvido nestes importantes projetos educacionais, em que, práticas de excelência que priorizaram a formação docente, o acompanhamento pedagógico e a valorização da aprendizagem, sempre foram as premissas básicas. A chegada do professor a São Bernardo reforça o compromisso do prefeito recém eleito, Marcelo Lima (Podemos), que pretende oferecer aos seus munícipes uma educação pública de qualidade com base nos bons exemplos do Ceará.
Câmara aprova primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária
A Câmara dos Deputados, que já havia analisado a proposta em julho, aprovou nesta terça o projeto pela segunda vez, após modificações feitas pelo Senado.
Ao abrir a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o texto levado à apreciação dos deputados não era o ideal, mas o possível diante das negociações políticas, repetindo discurso da primeira fase da reforma tributária.
“Distorções que permaneçam poderão ser objeto de projetos de lei de complementar no futuro e serão muito bem-vindos neste Congresso Nacional”, disse Lira.
A primeira regulamentação da reforma tributária traz as principais regras de funcionamento do novo Imposto sobre Valor Agregado, que será dual: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o IVA federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o IVA de Estados e municípios. Eles vão substituir cinco tributos que hoje incidem sobre o consumo e estão embutidos nos preços dos produtos: IPI, PIS/Cofins, ICMS e ISS.
Câmara aprova primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária
Alíquota do novo IVA
O Ministério da Fazenda calculou que a alíquota de referência dos novos tributos ficaria ao redor de 27,97% após a primeira votação na Câmara, em julho. Depois de passar pelo Senado, a cifra aumentou para cerca de 28,7%.
No retorno para nova apreciação dos deputados, o relator na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), retirou várias exceções inseridas no Senado, como benefício a saneamento, bolachas, água mineral, veterinários e times de futebol. Ele afirma que, com isso, provocou uma queda de 0,71 ponto na tributação. Assim, a alíquota deve retornar ao patamar de 28% – cálculo que ainda será refeito pelo Ministério da Fazenda.
O secretário especial da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, minimizou a expectativa de alta da alíquota.
“A parte mais importante da regulamentação da reforma tributária vai à sanção, estou muito feliz. A Câmara conseguiu fazer ajustes que reduziram a alíquota referência em relação ao que veio do Senado, o que é positivo. O mais importante é ter vencido essa etapa”, disse, logo após a conclusão da votação, no plenário da Câmara.
Ele não quis antecipar os pedidos de veto que serão recomendados pela Fazenda.
Reginaldo Lopes disse que os detalhes embutidos na regulamentação acabam tirando o foco da relevância da reforma tributária, como a mudança da tributação da origem para o destino, o cashback (devolução de tributos) para os mais pobres, além da transparência na tributação.
“À vezes a gente fica discutindo entrou açúcar, entrou bebidas açucaradas, reduziu isso ou aquilo. Mas o conceito da reforma é algo extraordinário. Conectamos o Brasil ao mundo, a 98% das nações que cobram tributos sobre o consumo com valor adicionado”, disse Lopes.
A Câmara estipulou um teto para a alíquota do IVA em 26,5%. Caso o porcentual fique acima desse limite, o governo deverá propor a retirada de benefícios tributários concedidos a setores contemplados em regimes especiais.
A transição da reforma tributária começa em 2026, com a prestação de informações pelas empresas de quanto elas deveriam pagar em impostos. A obrigação será apenas acessória. Em 2027, a tributação nova é iniciada com alíquota-teste de 0,1% para o IBS e de 0,9% da CBS. Somente em 2033 serão implantados os dois novos tributos integralmente.
Benefício para refinaria no Amazonas
Apesar da pressão do setor produtivo, os deputados deram aval ao benefício concedido à refinaria da Amazônia, inserida no texto por iniciativa do senador Eduardo Braga (MDB), que é do Estado.
Na última hora, por pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a oposição recuou do único destaque (sugestão de mudança ao texto principal), e o PL desistiu da proposta de retirar o benefício. Dessa forma, a atividade de refino de petróleo terá acesso aos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus.
O texto afirma que a vantagem é válida apenas para unidades instaladas na região. Há uma única refinaria no Norte do País, a Refinaria da Amazônia, que foi comprada pela Atem em 2022.
O benefício provocou reclamações de concorrentes instalados em outras partes do País – sete entidades empresariais apoiaram a derrubada da medida.
Reginaldo Lopes admitiu que, por um acordo político, foram preservadas as vantagens extras inseridas na reforma tributária por Eduardo Braga. Segundo ele, a norma prevê que a vantagem será concedida apenas para as vendas de combustível dentro da região da Zona Franca de Manaus.
As empresas da Zona Franca conseguiram, no entanto, benefícios adicionais, como créditos presumidos de IBS e CBS tanto para atividades industriais quanto para comerciais, assim como um IPI específico para sobretaxar concorrentes de outras regiões, mantendo a vantagem comparativa da região.
Os benefícios foram desenhados para replicar o incentivo existente hoje, mas a avaliação de tributaristas é que as condições ficaram ainda mais vantajosas.
‘Imposto do pecado’
A regulamentação institui as regras do Imposto Seletivo, também chamado de “imposto do pecado”, que sobretaxa itens considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, veículos (inclusive os elétricos), jatinhos, embarcações, apostas online (bets) e extração de mineral serão tributados.
O Senado tentou poupar as bebidas açucaradas, mas a inovação não passou na Câmara. Relator no Senado, Braga também tentou incluir a taxação de armas e munições pelo Seletivo, mas a mudança não foi aprovada pelos senadores.
Saneamento
Outra mudança feita pelos senadores que foi rejeitada pela Câmara foi a inclusão do saneamento básico na alíquota reduzida, com desconto de 60%.
Os senadores tentaram equiparar o saneamento aos serviços de saúde, que contam com o desconto, mas a iniciativa caiu na Câmara, sob a alegação de que os consumidores mais pobres já seriam beneficiados pelo cashback, e que a simples inserção do setor teria forte impacto de alta na alíquota padrão do IVA – estimada em 0,38 ponto, segundo o Ministério da Fazenda.
Imóveis
O novos IBS e CBS vão recair basicamente sobre atividades entre empresas, mas as pessoas físicas serão tributadas em operações imobiliárias caso os rendimentos obtidos com a locação superem R$ 240 mil por ano e o proprietário tiver mais de três imóveis. No caso da venda, serão tributadas pessoas físicas que vendam mais de três imóveis em um ano ou mais de um imóvel adquirido nos últimos cinco anos.
A alíquota sobre a locação terá um desconto de 70% em relação à alíquota padrão. Já a que incide sobre a venda terá um desconto de 50%.
Cesta básica e cashback
A regulamentação também listou os itens que vão compor a cesta básica nacional, que terá alíquota zero. Além de itens da alimentação básica, foram contempladas as carnes e queijos, e incluídos a tapioca e a erva mate.
O relator retirou o óleo de soja da cesta com imposto zero, mas em acordo com o setor produtivo -que recebeu como contrapartida a previsão de que a indústria de esmagamento terá acesso a um benefício na exportação. O produto foi para a lista dos alimentos com alíquota reduzida, com desconto de 60%, juntamente com todos os outros tipos de óleo.
Foi instituído ainda o cashback, devolução dos tributos embutidos nas contas de luz, água e esgoto, gás e telecom para a população de baixa renda. A devolução será integral na tributação federal e de pelo menos 20% na tributação de Estados e municípios, que poderão aprovar leis locais com maior devolução de tributos. Nos demais produtos e serviços, a devolução será de 20% da CBS e do IBS.
Já a alíquota de bares e restaurantes, hotéis, parques de diversão e parques temáticos foi reduzida a 40% da padrão.
Profissionais liberais, de saúde e educação
Profissionais liberais de 18 categorias, como advogados, personal trainer, arquitetos e veterinários serão tributados com uma alíquota 30% inferior à alíquota padrão. As academias também obtiveram a redução.
Profissionais da área de saúde, como médicos e dentistas, e de educação têm um desconto maior, de 60% em relação à alíquota padrão.
Medicamentos e planos de saúde
O texto aprovado pela Câmara retoma a lista com os medicamentos com imposto zero. O Senado havia retirado a lista e determinado que o rol de medicamentos isentos deveria ser instituído por uma nova lei complementar.
O relator Reginaldo Lopes rejeitou esse dispositivo e restabeleceu o anexo aprovado pelos deputados com 383 medicamentos com imposto zero. Novas inserções que tenham baixo impacto na alíquota padrão (de até 0,02 ponto) poderão ser feitas por ato do Poder Executivo. Para produtos que tenham impacto superior, será necessário tramitar um novo projeto de lei no Congresso.
A regulamentação também autoriza que as empresas se creditem de gastos com planos de saúde coletivos previstos em convenção oferecidos a funcionários. Já os planos de saúde de animais domésticos, os pets, contam com alíquota reduzida em 30%.
Nanoempreendedor e motoristas de app
A regulamentação também institui a figura do nanoempreendedor, cuja renda não pode passar de R$ 40,5 mil por ano. Eles serão isentos de IBS e CBS.
Durante a tramitação no Senado, foi acatada uma emenda que muda a receita bruta para motoristas de aplicativos, passando a considerar como receita bruta dos motoristas 25% do valor bruto mensal recebido.
Fonte: GC Mais
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Hospital do Coração e Hemoce promovem campanha de doação de sangue nesta quarta-feira (11/12)
Doe sangue, salve vidas! ❤️
Participe da doação de sangue no Hospital do Coração de Sobral, nesta quarta-feira, dia 11/12/2024.
Local: Hospital do Coração de Sobral
Data: 11/12/2024 (Quarta-feira)
⏰ Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Contatos para agendamentos: (88) 3677-4623 | (88) 3677-1512
Sua doação pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Venha e ajude a salvar vidas!
Lula vai permanecer internado até a próxima semana
O presidente Lula vai permanecer internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, até a próxima segunda-feira (16/12). Informou, nesta terça-feira (10/12), o médico Roberto Kalil Filho, em coletiva à imprensa. Segundo ele, Lula, que realizou cirurgia para conter sangramento na região do cérebro, permanecerá na UTI nas próximas 48 horas.Kalil ainda informou que o chefe do Executivo está acompanhado da primeira-dama Janja, está estável, conversando normalmente, se alimentando, está com as funções neurológicas preservadas e não há riscos de sequelas.
(com Agências)
Prefeitos Eleitos em outubro Antônio Martins e sua esposa Dra. Virginia Aguiar serão diplomados no próximo dia 17
terça-feira, 26 de novembro de 2024
Projeto Hora de Plantar terá investimentos de R$ 35 milhões do Governo do Ceará
Concurso dos Correios: inscrições deferidas serão divulgadas nesta terça (26); saiba como acessa
RIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO DEVE SER PAGA ATÉ ESTA SEXTA (29)


Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.
Pequenas empresas têm até o fim desta semana para negociar débitos na dívida ativa
Pequenos negócios com débitos no Simples Nacional têm a oportunidade de regularizar suas dívidas em condições facilitadas até esta sexta-feira (29/11), às 19h. A adesão ao edital PGDAU n. 7/2024, oferecido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), está aberta a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), por meio do portal Regularize (veja abaixo o passo a passo).
O empreendedor pode consultar a classificação acessando o portal Regularize. Para isso, deve clicar em “Negociar Dívida”, selecionar “Acesso ao Sistema de Negociações” e, em seguida, verificar a opção “Capacidade de Pagamento” no menu.
Como aderir ao sistema
- Acesse o portal Regularize;
- Clique em “Negociar Dívida”;
- Clique em “Acesso ao Sistema de Negociações” para ser direcionado para o “Sistema de Negociações (SISPAR)”;
- Clique no menu “Adesão, opção Transação”;
- Na tela de identificação do contribuinte, clique em “Avançar”;
- Clique na setinha azul do combo “Negociações”;
- Selecione a opção “TRANSAÇÃO – EDITAL PGDAU N. 7/2024”, e clique em “Avançar”;
- Selecione todas as inscrições elegíveis em cobrança;
- Clique em “Calcular”.
Nas etapas seguintes, o sistema exibirá as orientações específicas para cada contribuinte. Após isso, será apresentado o botão “Confirmar”; clique nele e, em seguida, selecione “Sim” para finalizar a negociação.
Na sequência, será exibida uma tela com o resumo da solicitação. O contribuinte poderá clicar em “Documento de Arrecadação” para emitir a primeira parcela, que deve ser paga até o último dia útil do mês da adesão. Caso contrário, a negociação será indeferida. A negociação também será cancelada se alguma prestação da entrada não for quitada pontualmente.
General tentou emplacar a volta de Braga Netto à Defesa em meio a trama golpista
Uma gravação obtida pela Polícia Federal no celular do general Mário Fernandes, ex-número 2 da Secretaria-Geral da Presidência da República, mostra que o militar sugeriu ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) devolver o general Walter Braga Netto.O interlocutor da conversa registrada é Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, a quem Fernandes se referia como “Caveira”. À época, o ministro da Defesa era Após ser indiciado, Braga Netto afirmou nas redes sociais que “nunca se tratou de golpe e muito menos de plano de assassinar alguém”.Na terça-feira 19, dois dias antes de formalizar os indiciamentos, a PF deflagrou a Operação Contragolpe. Fonte Carta Capital.
Em Sobral, MP do Ceará promoverá palestra para alunos da rede estadual sobre importância da mediação comunitária

O Ministério Público do Estado do Ceará promoverá no dia 29 de novembro, das 8h30 às 12h30, a palestra “Introdução à Mediação Comunitária e sua Importância na Sociedade”, em comemoração aos 11 anos do Núcleo de Mediação Comunitária (Numec) em Sobral. O evento ocorrerá no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Felipe e será voltado para os alunos da 3° ano da instituição. A palestra é uma iniciativa do Programa de Mediação Comunitária (Pronumec), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
08h – Credenciamento
08h30 – Exposição do Painel I: A historicidade da Mediação Comunitária no Estado do Ceará.
09h30 – Coffee Break
09h50 – Exposição do Painel II: Introdução do Programa de Mediação do MP do Ceará
10h50 – Exposição do Painel III: Conflitos que podem ser dialogados por meio da Mediação Comunitária
11h50 – Exposição do Painel IV: Benefícios da Mediação para construir uma sociedade justa e pacífica
12h30 – Encerramento
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Após PF apontar contradições em depoimento, Mauro Cid será ouvido por Moraes nesta quinta; entenda o que está em jogo
Após a Polícia Federal apontar omissões e contradições no depoimento de Mauro Cid, o tenente-coronel será ouvido na tarde desta quinta-feira (21), no Supremo Tribunal Federal (STF).A audiência foi marcada pelo ministro Alexandre de Moraes, que deve conduzir a reunião. No documento em que marcou a oitiva, o ministro pontuou que o procedimento era necessário "em virtude das contradições existentes entre os depoimentos do colaborador e as investigações realizadas pela Polícia Federal" no âmbito da operação Contragolpe, que mostrou detalhes da trama de militares para um golpe de Estado e o assassinato de autoridades em 2022.Na terça-feira (19), a ação da polícia levou à prisão quatro militares e um policial federal, acusados de planejar a morte do presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o próprio Moraes. No mesmo dia, em depoimento aos investigadores, Cid negou que soubesse dos preparativos.Os policiais estão convencidos de que Cid omitiu informações e nomes ao longo da colaboração premiada. E que o teor das apurações feitas até o momento contradizem a versão defendida pelo militar no depoimento de terça.A decisão sobre o destino da colaboração prestada por Mauro Cid será de Moraes. Ao convocar a audiência, o ministro afirmou que ela servirá para "esclarecimentos relacionados aos termos da colaboração (regularidade, legalidade, adequação e voluntariedade)".Esses requisitos estão previstos na lei que traz as regras para a delação. Se não forem cumpridos, o acordo pode ser desfeito. As provas obtidas a partir das declarações, no entanto, podem ser mantidas Ao blog da Andréia Sadi, a defesa do militar afirmou que não existe motivo para que Cid perca os benefícios de delação premiada. E que, se o acordo for anulado, ele vai recorrer da decisão.A delação premiada de Mauro Cid já esteve em jogo em março deste ano. Na ocasião, o militar foi preso depois de prestar depoimento no Supremo, após a divulgação, pela revista Veja, de áudios em que ele se dizia pressionado nos depoimentos que prestou à polícia. Fonte G1.com
Bolsonaro e suspeitos de planejar golpe podem responder por 5 crimes
O ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Braga Netto e os cinco presos pela Polícia Federal suspeitos de planejar um golpe de Estado e a morte do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes podem responder por cinco crimes.Para Moraes, PF comprovou materialidade e fortes indícios de autoria de tipos penais. Segundo a decisão do ministro, que teve o sigilo retirado, as investigações sugerem crimes como "tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e de associação criminosa". Bolsonaro, militares e um policial federal podem responder por esses e outros crimes. O UOL ouviu advogados criminalistas que afirmam que os envolvidos na trama golpista e no plano de assassinatos podem ser responsabilizados também por peculato de uso (caso se comprove o desvio e utilização ilegal de armamento e veículos militares) e tentativa de homicídio.Crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolir o Estado de Direito têm indícios mais robustos, dizem advogados ouvidos. Já a imputação do crime de tentativa de homicídio depende do avanço das investigações para caracterizado."Há provas suficientes da existência do crime e indícios razoáveis de autoria", escreveu Moraes na decisão judicial. Segundo ele, as provas vinculam aos fatos os militares do Exército Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, o policial federal do Rio Wladimir Matos Soares e o general da reserva Mário Fernandes. Fonte UOL.