quinta-feira, 13 de maio de 2021

Amostras de antigas pavimentações são encontradas no entorno da Câmara Municipal; escavações ficam no Centro Histórico de Sobral


A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio da Coordenaria de Patrimônio Histórico, acompanhou, durante essa semana, a pesquisa arqueológica realizada pelo professor Agnelo Queirós na praça Dom Jerônimo (praça da Câmara Municipal), localizada no Centro Histórico de Sobral.

Essa intervenção tem como objetivo gerar a possibilidade de o cidadão sobralense ter em um determinado local, uma amostra significativa da evolução da cidade, tendo em vista as modificações ao decorrer do tempo e espaço.

Foram encontradas in loco pavimentações do tipo calçamento em pedra tosca, sobrepostos por pisos posteriores. Os primeiros calçamentos da cidade foram construídos na segunda metade do século XIX, com recursos dos impostos sobre a venda de algodão para outros municípios.

A réplica dos três pisos encontrados ficará em uma exposição permanente, possibilitando a pessoas com necessidades especiais, uma experiência sensorial para tocar, sentir e refletir sobre a evolução da cidade.

ARQUEOLOGIA URBANA

A arqueologia urbana é especializada no passado material de vilas e cidades, onde a habitação humana de longo prazo, muitas vezes deixou um rico registro do passado. As estruturas à mostra foram evidenciadas durante pesquisas realizadas pelo Programa de Gestão e Patrimônio Arqueológico, no âmbito do acompanhamento das obras de internalização da rede elétrica do Sítio Histórico de Sobral, nos anos de 2012 a 2013 e 2020.

O cientista social (antropologista e sociologista) Agnelo Queirós reforça a importância da política de patrimônio, encontrada no município de Sobral. “A cidade de Sobral torna-se especial, quando se pensa diariamente na política de patrimônio. Não é apenas pensar nas intervenções, mas sim, deixá-las acessíveis à população, com o intuito de transformar o olhar social do indivíduo’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.