quinta-feira, 4 de abril de 2024

Prefeitura de Sobral inicia protocolo de inseminação artificial para melhoramento genético de rebanhos bovinos da região

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), iniciou, na última segunda-feira (01/04), o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O trabalho está sendo realizado na sede e nos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba, Bilheira, Jaibaras e São José do Torto.

Neste ano, a iniciativa visa inseminar 400 animais para potencializar o desenvolvimento e melhorar geneticamente os rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares da região.

A ação é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Sobral e Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), do Governo Federal, resultado do programa “Mais Pecuária Brasil”. Em 2023, foram inseminadas 100 vacas, dessas, 61 obtiveram êxito.

O valor investido em 2024 será cerca de R$ 240 mil, sendo R$ 600,00 o custo médio para cada animal. Até esta quarta-feira (03/04), o programa já contemplou 87 animais, com o auxílio técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE.

Segundo o gerente de Produção e Comercialização, Bruno Stefano Valente, o protocolo segue as seguintes fases: captação e cadastro de produtores que estejam com o rebanho em dias com a vacinação contra brucelose e febre aftosa; seleção de animais aptos para serem inseminados; aplicação de hormônios; e inseminação.

“A STDE presta assistência ao produtor e faz a inseminação das vacas sem nenhum custo. Após a inseminação, acompanhamos os animais e, com 45 dias após o procedimento, fazemos o diagnóstico de gestação para confirmar se a inseminação foi efetiva. Após isso, auxiliamos os rebanhos até parirem por volta de nove meses. Quanto melhor o animal, mais produtividade e mais renda para o produtor, por isso trabalhamos com afinco para realizar o programa e gerar mais desenvolvimento”, explica o gerente.

Para participar, os agricultores devem preencher uma ficha de interesse na STDE (Avenida Lúcia Saboia, 215 - Centro) e aguardar a visita técnica em sua propriedade para avaliação de aptidão para ingresso na iniciativa.

Outras informações: (88) 36954137

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.