quinta-feira, 4 de abril de 2024

Prefeitura de Sobral entrega 148 carteiras de identificação da Pessoa com Autismo (TEA) na IV Semana Municipal de Conscientização

O chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, e a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), Emanuelle Carneiro, participaram, nesta quinta-feira (04/04) de cerimônia para entrega de 148 carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), na Casa da Cultura.

Na ocasião, David Duarte anunciou que “a gestão municipal está estudando uma forma para, em até 60 dias, realizar todo o processo emissão da CIPTEA on-line“, ou seja, solicitação, aprovação e emissão do documento. Ele informou também que o Consórcio Público de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia passam a realizar cirurgias ortopédicas para crianças, procedimento que só era feito em Fortaleza.

A medida favorece crianças com TEA que tenham problemas de saúde decorrente de estereotipias ou de atrasos no desenvolvimento físico. A medida foi anunciada pelo prefeito Ivo Gomes, presidente do consórcio, na última terça-feira (02/04).

Já a secretária Emanuelle Carneiro destacou que “com a nova entrega de 148 carteiras que estamos realizando hoje, a Prefeitura já entregou mais de 600 carteiras em pouco mais de um ano“. Ela destacou ainda que o documento é importante para a identificação das pessoas com TEA e para o acesso a direitos delas.

Também participaram da solenidade de abertura a Daniele Lima, do Grupo Mães Amigas, e Jéssica Palhano, do Grupo Mães Azuis. O momento contou ainda com apresentação do Isaque, criança com TEA, que é estudante da Escola de Música de Sobral e da APAE Sobral.

A entrega das carteiras aconteceu nesta quinta-feira (04/04), na Casa da Cultura. As pessoas que não compareceram, devem realizar a retirada na Sedhas (Avenida Dr. Guarany, 364 - Jocely Dantas, ao lado do SAMU), a partir da próxima segunda-feira (08/04).

Emissão do documento

Quem ainda não tem o documento de identificação pode solicitá-lo por meio do site agendasol.sobral.ce.gov.br . É necessário incluir os documentos da pessoa identificada, de um responsável (caso seja menor de idade ou, mesmo adulta, com grau maior de suporte), além de laudo, tipagem sanguínea e uma foto em boa qualidade. Caso tenha dificuldade de acesso à internet pode procurar apoio em um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Casa do Cidadão ou o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais.

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