sexta-feira, 31 de março de 2023

Catadores de Sobral conhecem experiências de cooperativas de materiais recicláveis na Região do Litoral Oeste do Ceará

Os catadores de materiais recicláveis, representantes das quatro associações de catadores de Sobral, visitaram, nesta quinta-feira (30/04), duas cooperativas de catadores na Região do Litoral Oeste do Ceará, a fim de conhecer e trocar experiências sobre a gestão de resíduos recicláveis.

A primeira visita foi à sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Jijoca de Jericoacoara  (CTCMRJJ). Na ocasião, o presidente da associação, Edicarlos de Araújo, explicou todo o funcionamento de uma cooperativa de catadores e os aspectos legais necessários para a criação de uma.

Em um segundo momento, a visita aconteceu na sede da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Coleta Seletiva e Reaproveitamento de Materiais Recicláveis do Baixo Acaraú (COOPBRAVO), que fica no distrito de Caiçara Cavalo Bravo, no município de Cruz. O presidente da cooperativa, Ronaldo Rocha, mostrou aos catadores sobralenses o funcionamento da cooperativa, trocando experiências sobre a formação de um trabalho que fortalece o cooperativismo.

A visita técnica faz parte do programa Cidade Empreendedora, que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, entre eles o eixo estruturante que engloba os resíduos sólidos, e tem como objetivo capacitar e promover a cultura empreendedora na atividade da coleta de resíduos, visando a criação de uma cooperativa que possa fortalecer e agregar valor ao resultado final da atividade, gerando possibilidades de novos negócios.

Os representantes das associações de catadores de Sobral foram acompanhados dos técnicos da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.