quinta-feira, 5 de maio de 2022

Realizado segundo encontro das cirandas de formação sobre políticas para a primeira infância



Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (05/05), o segundo encontro das cirandas de formação sobre políticas para a primeira infância na rede de Sobral. Com o tema “crianças e infâncias diversas: fazendo valer o direito à participação”, o encontro é promovido pela Urban95, por meio do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), em parceria com a Prefeitura de Sobral.

No início do evento, foi exibido o vídeo “Caminhando com Tim Tim”, uma criança que, ao caminhar na cidade, se encontra com diversas pessoas e estabelece contatos e relações no caminho diário que faz com a mãe, a pé, até a casa da avó. Em seguida, foi aberto um momento de debate com os presentes.

Após este momento, o grupo participou de duas palestras por videoconferência. Na primeira palestra, a diretora da Escola Dona Leopoldina (São Paulo), Márcia Covelo, destacou a relação das crianças com o ambiente escolar. Ela traz uma experiência escolar em que as crianças são estimuladas a dar sua opinião sobre o funcionamento da instituição e suas falas geram transformação.

Para a diretora, a criança tem várias formas de se expressar e precisamos estar atentos à sua diversidade. “Olhar o cotidiano como as crianças olham. Precisamos escutar as crianças com o coração, por meio das várias linguagens que elas expressam. Precisamos pensar como vai ser essa comunicação”, afirma.

A segunda palestrante, Adriana Friedmann, falou dos motivos para escutar as crianças e como fazer. “Há uma urgência e emergência da escuta das crianças. É preciso escutar, conhecer e acolher na sua diversidade. Não se trata apenas de ouvir a criança, mas de escutar, ser um laboratório de experiências. É importante fazer menos perguntas, falar menos e ouvir: provocar as crianças, saber do que gostam, o que escolhem”, afirma.

As cirandas de formação estão sendo realizadas na primeira quinta-feira de cada mês, de abril a novembro. Servidores públicos das diversas secretarias, conselheiros e membros do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Cipis) são o público-alvo. A articulação é feita por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).

O evento contou com a participação das secretárias municipais Marília Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), Simone Passos (Cultura e Turismo), Emanuela Leite (Segurança Cidadã) e dos secretários Herbert Lima (Educação) e Kaio Dutra (Trânsito e Transportes). A secretária executiva da Sedhas, Emanuelle Carneiro, mediou o encontro, com apoio do coordenador e presidente do Cipis, João Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.