quarta-feira, 4 de maio de 2022

Prefeitura de Sobral envia relatório ao DNOCS e solicita providência para reparos do açude Sobral (Cachoeira)



As equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizaram, no último domingo (01/05), uma vistoria no açude Sobral (Cachoeira). A ação teve como objetivo identificar e avaliar a necessidade dos reparos na parede do açude.

O coordenador da Defesa Civil, Rinaldo Nogueira, explicou que foi feito um laudo técnico detalhando patologias e necessidades de intervenção e encaminhado ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), indicando a urgente necessidade de manutenção no açude.

"Realizamos visitas periódicas e monitoramos os reparos que precisam ser feitos. No entanto, por se tratar de um terreno do DNOCS, a Prefeitura não pode fazer intervenção estrutural no local", explicou a Secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.

Além de fazer inspeções prediais em edificações, monitoramento de áreas de riscos e conscientização da população, a Defesa Civil realiza vistorias de barragens com o intuito de prevenir futuros desastres.

AÇUDE SOBRAL

Popularmente conhecido como “Açude Cachoeira”, foi construído em 1921 pelo DNOCS, à época Inspetoria Federal de Obras Contra Secas. Ele barra as águas do Riacho Mata Fresca e possui capacidade de 4.675.000 metros cúbicos, tendo 274 metros de extensão de coroamento e 3 metros de largura.

Atualmente encontra-se com seu volume máximo, atingido em 4 de abril de 2022, de acordo com dados do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.