quarta-feira, 28 de abril de 2021

Cidades de 18 estados interrompem 2ª dose de CoronaVac por falta de imunizantes

Cidades de ao menos 18 estados suspenderam a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por falta de imunizante nesta semana.AL - Arapiraca, Barra de São Miguel, Capela, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Penedo, Rio Largo e São Miguel dos Campos.

Nesta quarta, 8 capitais estão com a aplicação da 2ª dose da CoronaVac suspensa: Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Macapá, Maceió, Natal, Porto Alegre e Porto Velho.A CoronaVac é a principal vacina do programa nacional de imunização contra a Covid-19: corresponde a 76% das vacinas aplicados na população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde.

Antecipação de doses

O problema da falta de segunda dose nos estados acontece depois de o Ministério da Saúde, então dirigido pelo general Eduardo Pazuello, ter recomendado o uso de todo o estoque da vacina como primeira dose após "garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". Depois, mudou a orientação ao recomendar reserva de imunizantes.O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz que vai regularizar a entrega desses imunizantes na semana que vem. "Não [houve atraso] por responsabilidade do Instituto Butantan, mas em função dos trâmites. Alguns paciente fizeram a [aplicação da] primeira dose e, quando chegou o tempo, a segunda dose não estava disponível. Assim que chegar, pode fazer. Esperamos que semana que vem sejam distribuídas doses para que haja regularização nacional dessa 2ª dose", afirma.

Fonte G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.