sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Prefeito Ivo Gomes garante a implantação de novos laboratórios de ciências na rede pública de ensino e apresenta modelo educacional de Sobral à Instituição Todos pela Educação

O prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta quinta-feira (10/08), uma comitiva de professores do Lemann Center da Universidade de Stanford (EUA), que está elaborando e implementando o novo currículo de Ciências em Sobral, por meio do financiamento da Fundação Lemann. Durante a reunião, o prefeito tratou do seminário de lançamento do projeto Curricular de Ciências e da implantação de laboratórios voltados a esta área no município.Segundo o secretário da Educação, Herbert Lima, nos próximos meses, as Escolas de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda e Padre Osvaldo serão as primeiras a receber os novos equipamentos. “Nos novos laboratórios de ciências, os alunos terão acesso a espaços makers para manipulação de placas de eletrônicos, computadores, impressora 3D, espaço para uso de máquinas de corte, desenvolvimento de artefatos, entre outros espaços voltados à tecnologia”, explicou.Os novos laboratórios de ciências serão implantados, ao longo da atual gestão, em toda a rede de ensino do município. “Estamos preparados para implantar os laboratórios com a Universidade de Stanford. No que depender da Prefeitura de Sobral toda a infraestrutura será disponibilizada para que os alunos tenham mais acesso às novas tecnologias”, garantiu o prefeito.

Todos pela Educação

Em seguida, Ivo Gomes se reuniu com técnicos da Instituição Todos Pela Educação, que vieram ao município conhecer a exitosa experiência da rede pública de ensino da cidade, por meio da Escola Emílio Sendim, que obteve a maior nota no último Ideb: 9,8. Durante a visita, o prefeito explicou como Sobral se tornou modelo de educação pública em todo o país.Segundo o diretor de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, “ao longo dos últimos anos, Sobral se tornou uma ferramenta contínua de estudo na nossa Instituição por obter excelentes índices de educação. Por isso, decidimos vir pessoalmente ao município saber como isso foi possível”, ressaltou.Ainda segundo o diretor, dois fatores chamaram a sua atenção. “Primeiro, foi o fato de não haver nenhuma mágica de outro mundo, a não ser a valorização do magistério ao longo de 20 anos, por meio de um trabalho seguro e consistente. E segundo, é a questão da centralidade política, que foi muito bem vista nas visitas que realizamos hoje. É notória a ênfase que a gestão dá à educação e como isso chega até o ambiente escolar, passando pelos diretores, professores e chegando nos próprios alunos”, destacou.

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