O caso ocorreu poucos dias após outro episódio semelhante, em que um homem de 44 anos morreu enquanto se exercitava em uma academia no bairro Dias MacedoUm homem, de aproximadamente 40 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (20) enquanto praticava exercícios em uma academia localizada na Avenida Washington Soares, em Fortaleza. O caso ocorreu poucos dias após outro episódio semelhante, em que um homem de 44 anos morreu enquanto se exercitava em uma academia no bairro Dias Macedo, também na capital cearense, na última segunda-feira (13).
“No acumulado do ano, a Petrobras reduziu seus preços em R$ 0,31 por litro ou 10,3%. Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,36 por litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 22,4%”, disse a estatal em nota.“No acumulado do ano, a Petrobras reduziu seus preços em R$ 0,31 por litro ou 10,3%. Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,36 por litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 22,4%”, disse a estatal em nota.Há cerca de cinco semanas, a gasolina vendida pela Petrobras estava acima do preço de paridade de importação (PPI), chegando a atingir uma diferença de 10% na semana passada.A principal concorrente no mercado brasileiro, a Refinaria de Mataripe, na Bahia, havia reduzido o preço da gasolina em 1,2% na semana retrasada. Além disso, o etanol vinha ganhando mercado, por ser mais vantajoso do que o combustível fóssil em vários Estados.Já o diesel permaneceu com o preço inalterado, apesar de estar há quase seis meses sem reajuste.“Desde março de 2025, a Petrobras realizou três reduções. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada nos preços de diesel para as companhias distribuidoras, considerando a inflação, é de 35,9%”, informou a estatal.
É com profundo sentimento que nos solidarizamos com a família do amigo Vilemar Ribeiro e seus filhos Anderson, Leo e Vilemar Filho, pela passagem para a vida eterna de Dona Graça, matriarca dessa família tão querida. Dona Graça foi uma mulher admirável, exemplo de amor, força e sabedoria. Sua presença marcante e seu coração generoso deixaram um legado de bondade e união que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Neste momento de dor, nos unimos ao distrito de Aprazível, que hoje se despede de uma grande liderança, uma mulher amada por todos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos, e que a fé seja um amparo para atravessar este momento difícil.
O prefeito de Cariré e pré-candidato a deputado federal, Antônio Martins, tem se consolidado como uma das lideranças políticas mais articuladas do Ceará na corrida para as eleições de 2026. Em um movimento contínuo de ampliação de alianças, sua pré-campanha ganha novos apoios semana após semana, especialmente na região Norte do estado. Neste sábado (18), Antônio Martins almoçou com o jovem líder político Wostim Rodrigues, primeiro suplente de vereador de Sobral e uma das figuras mais influentes do Grande Sinhá Sabóia. Nas eleições municipais passadas, Wostim foi o mais votado em todo o complexo do bairro, confirmando sua força entre os eleitores da região. Nascido e criado no bairro, Wostim construiu sua trajetória com forte atuação social ao lado de sua mãe, Bené Sousa, conhecida na comunidade como "ex-prefeitinha" e agente local durante muitos anos. Juntos, realizaram diversas ações voltadas às populações mais carentes, conquistando a confiança e o carinho dos moradores. A aproximação entre Wostim e Antônio Martins representa mais do que um gesto político — é a união de duas lideranças com histórico de compromisso com as causas populares. Com o apoio de Wostim e de outras lideranças sobralenses que já integram o grupo, a expectativa é que Antônio Martins obtenha uma votação expressiva em Sobral, refletindo o reconhecimento de seu trabalho como gestor e defensor do povo cearense. A cada nova aliança, Antonio Martins demonstra habilidade política e fortalecimento de sua base, preparando um caminho promissor rumo à Câmara Federal.
O fenômeno climático La Niña pode reaparecer até o final de 2025, trazendo efeitos positivos para o Ceará, especialmente com o aumento do volume de chuvas no estado.Conforme a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), os impactos devem ser mais intensos nas regiões Norte e nordeste do Brasil. Apesar de fenômenos climáticos globais geralmente provocarem consequências negativas, neste caso, o cenário tende a ser benéfico para o semiárido nordestino. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) ainda não confirmou oficialmente o retorno da La Niña, mas já observa sinais consistentes de resfriamento no Oceano Pacífico Equatorial.
O meteorologista Francisco Vasconcelos Júnior explica:
“Temos condições de resfriamento no Pacífico Equatorial e, se persistirem até o início de janeiro, poderemos ter sim um evento de La Niña. Já observamos os primeiros acoplamentos entre o oceano e a atmosfera”, afirmou.
Se confirmado, o fenômeno poderá favorecer o regime de chuvas no Ceará, trazendo expectativas positivas para o campo, a agricultura e o abastecimento hídrico.
O Dia D de Vacinação acontece neste sábado (18) em mais de 130 municípios cearenses. O público-alvo são crianças e adolescentes, mas pessoas de outras faixas etárias também podem se vacinar. A data faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação 2025. Em Fortaleza, todos os 134 postos de saúde estarão atendendo das 8h30 às 16h30. Os locais de vacinação das outras cidades podem ser consultados em cada município. A Campanha segue até o dia 31 de outubro na Capital e todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estarão disponíveis nos dias e horários de funcionamento das unidades. Fortaleza possui cerca de 56.940 crianças com até dois anos. Mais de 5 mil delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal até o mês de setembro. A capital apresenta atualmente 81,3% de cobertura para poliomielite e 93,7% para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
O município de Cariré, localizado na região Norte do Ceará, está prestes a vivenciar um novo capítulo em sua história de desenvolvimento. Em breve, será instalada uma grande fábrica no município — um investimento estratégico que deve impulsionar significativamente a economia local, com a geração de empregos, aumento da renda e fortalecimento de oportunidades para a população. A iniciativa é resultado de um esforço articulado da gestão municipal, que tem buscado, de forma planejada e responsável, atrair empreendimentos capazes de contribuir para o crescimento sustentável da cidade. Para o prefeito Antônio Martins, o novo empreendimento é reflexo de uma política pública comprometida com o futuro de Cariré.“Estamos construindo o futuro de Cariré com muito trabalho e dedicação, sempre pensando no bem-estar do nosso povo”, afirmou o gestor.A chegada da nova fábrica simboliza um avanço importante na estratégia de industrialização do município e reafirma o compromisso da administração municipal com a geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida da população carirense. A expectativa é que o impacto positivo se estenda também ao comércio, à qualificação da mão de obra e ao dinamismo econômico da região todo. A administração ainda não divulgou detalhes sobre o setor de atuação da nova planta industrial ou prazos para o início das operações, mas promete novas informações nas próximas semanas. O anúncio oficial, no entanto, já movimenta o cenário local e reforça o papel do município como polo de desenvolvimento regional.
O presidente Lula (PT) participou, nesta quarta-feira (15/10), de um evento em homenagem ao Dia dos Professores, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A cerimônia foi realizada no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 3 mil docentes das redes municipais, estaduais e federal.O principal anúncio foi a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento oficial reconhecido em todo o território nacional. A carteira terá validade de 10 anos e garantirá acesso a benefícios exclusivos, como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de condições diferenciadas em cartões de crédito, hospedagens e serviços parceiros.
Como solicitar a Carteira Nacional Docente
A solicitação da CNDB poderá ser realizada a partir desta quinta-feira (16/10), por meio da página do Mais professor, com acesso via login gov.br. Para ser elegível, o docente deve:Ter CPF regular junto à Receita Federal; Estar em exercício da atividade docente em instituição pública ou privada. O sistema preencherá automaticamente os dados do professor, que deverá apenas confirmar as informações, atualizar contato e endereço, enviar uma foto e autorizar a emissão. Após a validação, será disponibilizada versão digital da carteira com download imediato, já habilitando o acesso aos benefícios.
Hoje é um dia de grande significado para todos nós: o Dia do Professor. Uma data que vai além da comemoração — é um momento de reflexão, de gratidão e de profundo reconhecimento àqueles que dedicam suas vidas à nobre missão de ensinar. Como filho de professora, não poderia deixar passar essa data sem expressar minha admiração, meu respeito e meu compromisso com todos os educadores do nosso município. Cresci vendo de perto a dedicação, os desafios e, principalmente, o amor que move quem escolhe essa profissão. E posso afirmar, com toda a convicção: ser professor é um ato de coragem, de entrega e de esperança no futuro. Nesta sessão especial, faço uma homenagem simbólica a todos os professores de Sobral, na figura de uma educadora que representa bem a força, a sabedoria e o compromisso da nossa rede de ensino. Ao homenageá-la, estendo minha gratidão a cada profissional que, nas escolas da sede ou da zona rural, transforma vidas através do conhecimento. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. É lutar todos os dias por uma sociedade mais justa, mais consciente e mais preparada. É plantar sonhos e alimentar esperanças. E é por isso que, nesta Casa do Povo, reafirmo meu compromisso com a educação, com políticas públicas sérias e com o respeito que os professores merecem. Tenho exercido meu mandato com responsabilidade e seriedade, fazendo uma oposição firme, mas sempre propositiva, buscando o que é certo, na hora certa, como o povo de Sobral espera e merece. Educação não é gasto — é investimento. E investir nos professores é garantir um futuro melhor para todos. Que este 15 de outubro seja celebrado com orgulho por todos os nossos mestres. E que nunca nos falte coragem para lutar por uma educação de qualidade e por mais valorização para quem faz da sala de aula seu campo de batalha diária.
Na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Sobral, Aparecida Aragão, participou da solenidade de abertura do 1º Agro Sobral, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Sobral, por meio das Secretarias da Agricultura e da Pecuária, com apoio de diversos parceiros institucionais. Durante a visita, a presidente prestigiou os estandes montados por agricultores, agricultoras e instituições expositoras, reforçando o compromisso do STRAAF com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Aparecida Aragão destacou a importância do evento para o desenvolvimento rural da região.“O Agro Sobral é uma grande vitrine do potencial produtivo do nosso município. É também um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o campo. Parabenizamos as Secretarias da Agricultura e da Pecuária pela iniciativa e por darem visibilidade ao trabalho dos nossos agricultores e agricultoras”, afirmou a presidente. O 1º Agro Sobral visa incentivar práticas sustentáveis, fomentar a economia rural e aproximar o poder público dos produtores locais, promovendo inovação, capacitação e comercialização dos produtos agropecuários da região.
O prefeito de Cariré, Antonio Martins, esteve em Brasília nesta semana cumprindo uma agenda estratégica em busca de novos investimentos e parcerias para o município e a Região Norte do Ceará. A visita teve como destaque uma reunião no gabinete do líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT-CE). Acompanhado do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio, e do líder político de Moraújo, Alex Lima, Antonio Martins articulou ações voltadas ao fortalecimento regional, com foco na captação de recursos e no desenvolvimento integrado dos municípios de Cariré, Coreaú, Moraújo e Groaíras. Durante o encontro, os representantes municipais reforçaram a importância de uma atuação conjunta entre prefeitos, lideranças e o Governo Federal para viabilizar obras, projetos sociais e iniciativas que impulsionem o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.“O diálogo permanente e a união entre os municípios são fundamentais para conseguirmos avançar de forma equilibrada e sustentável. Seguimos firmes no propósito de trabalhar pelo bem-estar do nosso povo e pelo progresso da nossa região”, destacou Antonio Martins. A agenda em Brasília reflete o comprometimento da gestão municipal de Cariré com a busca ativa por soluções e investimentos que promovam transformação social e desenvolvimento estruturado para o interior do Ceará.
O Governo do Estado do Ceará segue ampliando suas políticas de proteção e bem-estar animal. De 15 a 19 de outubro, Sobral receberá o projeto Pet Ceará Móvel, uma iniciativa da Secretaria da Proteção Animal (SPA) que oferece castração gratuita para cães e gatos, com todo o acompanhamento necessário para o cuidado dos pets.A ação acontecerá na Praça do Theatro São João, a partir das 8h, e conta com o apoio logístico e operacional da Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). Durante o atendimento, os animais receberão microchip, colar elizabetano, medicação para o pós-operatório e toda a atenção da equipe técnica envolvida.Os tutores interessados devem realizar o agendamento on-line por meio do site: AQUI
A demissão do ex-secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Luis Henrique, ligado ao Partido Liberal (PL), provocou reação do deputado estadual David Vasconcelos, principal liderança liberal no município. No grupo de WhatsApp sobralense, amigos & Polêmicas, David comentou o episódio e aproveitou para reforçar sua posição política de oposição ao PT, e a possível aliança de Oscar e Moses Rodrigues ao projeto do governador Elmano de Freitas, e voltou a defender a alternância de poder em Sobral.
“Participei da campanha de 2024 quando resolvi apoiar a chapa de Oscar Rodrigues, por achar que seria melhor para Sobral. Recebi muitas críticas, mas deixei claro que a população merece essa alternância de poder. Sempre disse: onde o PT está, eu estou do outro lado”, afirmou o parlamentar.
O deputado também destacou que não faz parte da atual gestão municipal, apesar de que mantinha diálogo sobre pautas de interesse da população. Segundo ele, sua atuação fiscalizadora tem causado incômodo a setores da Prefeitura e pode estar relacionada ao recente afastamento de Luis Henrique, que integrava o grupo político do PL.
“Fui informado de que a gestão está incomodada com a minha atuação e com a possibilidade de uma pré-candidatura em 2026. Vou continuar fiscalizando e trabalhando para o bem da população de Sobral e da região Norte”, declarou.
David reafirmou ainda seu compromisso de impedir o avanço do PT no cenário político local e de manter viva a pauta da oposição em Sobral.
“Sobral não tem dono. Quem manda em Sobral é a população. 2026 é logo ali — e 2028 também”, completou.
Com um discurso firme e voltado à base conservadora, o deputado pretende agora se consolidar como uma das principais vozes de oposição ao grupo político dos Rodrigues e ao governo do PT no estado. Fonte Sobral em Revista.
As competições de Futebol Feminino que prometem movimentar a região já estão com as inscrições oficialmente abertas. Voltado para equipes de diferentes localidades, o torneio busca não apenas celebrar o talento das atletas, mas também fortalecer a visibilidade e o protagonismo feminino no esporte. Com vagas limitadas, o evento é uma oportunidade para jogadoras e coletivos mostrarem em campo toda a união, força e determinação que marcam a trajetória do futebol feminino. Mais do que um campeonato, a iniciativa representa um espaço de luta, conquista e representatividade. As equipes interessadas devem se inscrever quanto antes para garantir participação. A organização destaca que a procura tem sido intensa e alerta para o número restrito de vagas disponíveis. Chegou o momento de vestir a camisa e fazer parte desta história que vem sendo escrita com paixão e garra. O futebol feminino está em campo — e mais forte do que nunca.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi um dos cinco governadores agraciados com a comenda entregue pelo Senado Federal em reconhecimento aos esforços para garantir educação infantil pública e de qualidade. Além do governador cearense, também foram agraciados os seguintes governadores: Clécio Luís, do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Rachel Lyra, de Pernambuco; e Romeu Zema, de Minas Gerais. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (13), em sessão presidida pelo senador Davi Alcolumbre, no plenário do Senado Federal, em Brasília.“É um reconhecimento que pertence a todo o povo do Ceará, especialmente aos nossos educadores, que dedicam sua vida à missão mais nobre que existe: ensinar e garantir o direito de aprender de cada criança”, declarou Elmano de Freitas.O chefe do Executivo Cearense reforçou o papel do regime de colaboração que norteia o Programa Aprendizagem na Idade Certa, criado em 2007. Um vetor de transformação da educação pública cearense. “Esta homenagem simboliza um compromisso coletivo, que atravessa governos, gestões e gerações. Nossa trajetória nessa área é motivo de orgulho para todos nós. O sucesso alcançado é resultado do Paic, que hoje é um patrimônio do Ceará, construído com coragem, perseverança e cooperação”, completou Elmano, citando os ex-governadores do Ceará, Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela.Essa foi a primeira edição da premiação, que foi proposta pelo senador Cid Gomes e criada pela Resolução 8/2025. A comenda será concedida anualmente pelo Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.A escolha dos agraciados obedece a critérios técnicos e objetivos, mensurados a partir do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA), composto por quatro eixos centrais de avaliação.