sexta-feira, 20 de setembro de 2024

FGTS: o que é a conta inativa e como sacar os valores


Todo trabalhador de carteira assinada tem uma conta aberta em seu nome assim que começa a trabalhar na empresa. Essa conta, cuja gestão é obrigação do empregador, é feita com o fim exclusivo de acumular os recursos destinados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. O FGTS é um direito do trabalhador formal, de carteira assinada. Pela contratação, a empresa precisa depositar todos os meses um valor equivalente a 8% do salário do colaborador, não podendo haver desconto do pagamento do salário. Quando o colaborador sai da empresa, esses depósitos deixam de acontecer e a conta fica inativa. Em alguns casos, é possível sacar os valores já depositados assim que a demissão acontece. Em outros, não.

Aposentadoria especial: o que é, como conseguir aos 55 anos e quais os critérios


A aposentadoria especial é o benefício previdenciário concedido pelo governo federal a trabalhadores que realizam ou realizaram tarefas nocivas à saúde, "como exposição a ruído intenso, produtos químicos, calor excessivo ou outros fatores prejudiciais à saúde", explica o advogado previdenciarista Nelson Damasceno."Primeiro, é necessário cumprir um tempo mínimo de contribuição, que pode ser de 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade exercida e da gravidade da exposição a condições nocivas à saúde, como ruído excessivo, produtos químicos ou calor extremo", diz Damasceno. Além disso, também é necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos por meio de documentos, "especialmente o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)", orienta o advogado."O PPP é fornecido pelo empregador e detalha as condições de trabalho e os riscos enfrentados, enquanto o LTCAT é o laudo técnico que comprova, de forma mais aprofundada, a existência desses agentes nocivos no ambiente de trabalho", afirma.Com a reforma da Previdência, em 2019, uma idade mínima passou a ser exigida para a aposentadoria especial, além do tempo de contribuição. Essa idade varia conforme o tempo de exposição. Fonte diário do Nordeste


Agenda de HOJE dos candidatos a prefeito de Sobral

 


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Elmano sanciona lei que repassa bens apreendidos em crimes de lavagem de dinheiro à Polícia do Ceará

 



Valores e bens apreendidos em operações contra crimes de lavagem de dinheiro no Ceará serão destinados às forças de Segurança do Estado, conforme lei sancionada, nessa quarta-feira (18), pelo governador Elmano de Freitas (PT). A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa na terça-feira (17), deve ser aplicada apenas em casos nos quais a condenação do delito for de competência da Justiça Estadual.   "Muitas vezes, a Polícia Civil no inquérito descobre um dinheiro que estava com o crime organizado, ou um veículo, e a gente tinha dificuldade de converter esse bem, e ele ficava lá parado. Com a aprovação da lei, por unanimidade, quando as forças de segurança apreenderem esse bem, ele será convertido para fortalecer as forças de segurança do Ceará", explicou o governador, durante bate-papo semanal transmitido pelas redes sociais. Fonte Fonte Diário do Nordeste.

Vila Olímpica recebe Festival Paralímpico Loterias Caix




O Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE), realiza, por meio da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), o Festival Paralímpico, evento único na América Latina cujo intuito é oferecer às crianças com deficiência a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas, propiciando assim a inclusão social através do esporte.

O evento acontecerá na Vila Olímpica de Sobral (Expectativa), no dia 21 de setembro, a partir das 8h30, os participantes deverão se inscrever previamente AQUI

Venha conhecer o Movimento Paralímpico!

Todos os participantes ganharão camisa, lanche e medalha de participação.

SERVIÇO

  • Data: 21 de setembro (sábado)
  • Local: Vila Olímpica (Expectativa)
  • Horário: 8h30
  • Faixa etária: 7 a 20 anos

Sobral em Revista Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo


Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. Conforme a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Ceará gera mais de 31 mil postos de trabalho no acumulado do ano



O Ceará foi o segundo estado com o melhor resultado em saldo de empregos no primeiro semestre. Ao todo, foram 31.529 postos de trabalho ocupados no período, ou seja, são empregos gerados a mais do que as demissões neste período. Neste quesito, o Estado ficou apenas atrás da Bahia, com um total, no acumulado do ano, de 54.435, e em junho de 8.899.Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e fazem parte do Boletim Macro Regional, uma publicação mensal do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do FGV IBRE, lançado nesta terça-feira (17). De acordo com o estudo, o Nordeste gerou 45.940 postos de trabalho, com a série ajustada, em junho/24, valor bem superior ao encontrado em junho/23, que foi de 33.182 mil de saldo. Essa é a maior geração de empregos de 2024, mostrando boa performance no mercado de trabalho na região no ano. Especificamente, foram admitidas 281,9 mil pessoas e desligadas 236,0 mil em junho. O estoque é de mais de 7,7 milhões de empregos formais, com variação relativa de +0,60% em relação a maio/2024.Fonte diário do Nordeste.


UVA emite Nota de Esclarecimento sobre campanha eleitoral em Sobral


Em nome da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional, divulgou Nota em que presta esclarecimentos a respeito da entrevista concedida no dia 15 de setembro de 2024, pelo Deputado Federal Moses Rodrigues.

Segundo a Nota, a UVA valoriza o diálogo aberto e respeitoso com a comunidade e seus representantes. Sua missão é promover o ensino, a pesquisa e a extensão, pautados por princípios de transparência, compromisso social e pluralidade de ideias. “Continuaremos empenhados em manter o respeito e a integridade que são marcas da nossa história.”, diz o comunicado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em virtude da entrevista concedida pelo Excelentíssimo  Deputado Federal Moses Rodrigues a um veículo de comunicação no dia 15 de setembro de 2024, resolve
apresentar os seguintes esclarecimentos:

professor Oscar Rodrigues Júnior requereu junto à UVA sua aposentadoria por invalidez. A partir da solicitação do requerente, foi submetido a perícia médica para atestar essa invalidez, que, na época, foi comprovada por órgão oficial do Estado. O processo tramitou pelos órgãos administrativos necessários ao exame  da matéria e culminou na elaboração do ato de sua aposentadoria. A publicação do ato de aposentadoria ocorreu em 24 de janeiro de 2009. Esse procedimento foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que confirmou as condições necessárias para seu deferimento em 2 de fevereiro de 2011.

Ocorre que, em 27/10/2015, houve uma denúncia junto ao setor de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), questionando: “Diante das atividades que o Prof. Oscar Rodrigues Júnior exercia nas faculdades INTA, como poderia ele estar aposentado por invalidez?”.

Dessa forma, foi instaurado procedimento administrativo para apurar o teor da denúncia, sendo o Prof. Oscar Rodrigues Júnior intimado a realizar nova perícia. No entanto, ele não compareceu à convocação, o que culminou na suspensão do pagamento de sua aposentadoria.

Registra-se, ainda, que o Ministério Público de Sobral instaurou Inquérito Civil contra o Prof. Oscar Rodrigues Júnior, visando também apurar a possível irregularidade (aposentadoria por invalidez concomitante ao exercício de atividades laborais), cogitando um possível ressarcimento ao Estado dos valores recebidos.

Foi também instaurado procedimento administrativo junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para apurar a concomitância da percepção de aposentadoria por invalidez com o exercício de atividades laborais, o que resultou no cancelamento da aposentadoria e na solicitação de retorno do servidor às atividades funcionais na UVA.

Destaca-se ainda, que o Prof. Oscar Rodrigues Júnior foi formalmente notificado a se apresentar por meio do Ofício nº 260/2023/REIT, em 12 de junho de 2023, todavia, NÃO SE APRESENTOU.

Assim, em 19 de julho de 2024, a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará publicou no Diário Oficial  a reversão da aposentadoria por invalidez.

Posteriormente, a Universidade elaborou um ato de convocação para que o Prof. Oscar Rodrigues Júnior retornasse às atividades laborais na instituição. Cumpre informar que este documento foi enviado pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR) em mãos próprias, mas o destinatário não foi encontrado.

Diante desse quadro, o documento também foi enviado por e-mail, sem comprovação de resposta.

Vale salientar, ainda, que a afirmação do Excelentíssimo Deputado Federal Moses Rodrigues, de que o Prof. Oscar Rodrigues Júnior “é professor efetivo e está em exercício na UVA”, é inverídica no tocante ao seu exercício funcional, uma vez que o Prof. Oscar Rodrigues Júnior, desde a formalização de sua aposentadoria, não exerceu mais qualquer atividade laborativa na Universidade.

São estes, então, os esclarecimentos que reputamos necessários acerca das afirmações produzidas pelo Excelentíssimo Deputado Federal Moses Rodrigues.

Sobral (CE), aos 16 de setembro de 2024.
Assessoria Jurídica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Segurança Pública do Ceará tem mais 25 viaturas para Polícia Civil e 1099 policiais militares



Para garantir mais segurança aos cearenses, o Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (17/9), mais 25 viaturas à Polícia Civil do Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas. Na oportunidade, também foram apresentados 52 novos soldados, que fazem parte da turma de 1.099 soldados promovidos na última sexta-feira (13/9).

O Governo do Ceará projeta, até 2026, contar com 6.700 novos agentes nas Forças de Segurança do Estado e novas 1.500 viaturas. “Nós estamos atuando de maneira muito intensa para enfrentar o crime. Estamos fortalecendo as Forças de Segurança com efetivo, entregando viaturas, melhorando as condições de atuação dos nossos agentes. [O combate ao crime] exige muito trabalho, investimento e integração com o Governo Federal, os governos municipais, além de atuação conjunta com a Justiça”, afirmou Elmano de Freitas, destacando que o Estado também desenvolve políticas sociais para dar mais oportunidades à população.

Também estiveram presentes a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo; o delegado-geral da PCCE, do Márcio Gutiérrez; entre outras autoridades.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Prouni 2/2024: último dia para entrega de documentos



Termina na quarta-feira, 4 de setembro, o prazo para que os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) apresentem sua documentação às instituições de educação superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 23 de agosto, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da segunda chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024. De acordo com o Edital nº 22/2024, que rege a seleção, o candidato pode fazer a entrega presencialmente ou encaminhar a documentação por meio virtual, para comprovação das informações prestadas em sua inscrição. Nessa etapa, os pré-selecionados também podem ter de participar de processo seletivo próprio da instituição. As universidades e faculdades devem enviar ao candidato um comprovante de que a documentação foi recebida. Lista de espera – Os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, nos dias 11 e 12 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível para as instituições de ensino superior no dia 17 de setembro. Os candidatos poderão consultá-la também na página do Prouni.

Funceme prevê temperaturas até 36°C em alguns municípios cearenses


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê estabilidade atmosférica em todas as macrorregiões do Estado, ou seja, sem previsão de chuva, o que por consequência, favorece a condições de sol. Os dados são válidos até esta quarta-feira (4/9). As características são típicas desta época no Ceará, ou seja, temperaturas elevadas, baixa umidade e ventos mais fortes.Segundo a Funceme, durante o período a expectativa é que as temperaturas máximas alcancem até 36°C em alguns municípios do Cariri, da região Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, os picos poderão variar entre 29°C e 34°C. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na capital cearense, as máximas deverão atingir os 33°C, enquanto as mínimas, em torno de 23°C.A umidade relativa mínima para os próximos dias durante o período da tarde deve variar entre 15% a 30%, especialmente em municípios do centro-sul do Estado. Em relação aos ventos, a direção predominante será de leste-sudeste, com rajadas mais intensas.