Durante dois dias, o serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu a auditoria do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco com o objetivo de avaliar a implantação do Protocolo Manchester no setor. Na quinta-feira (23/01), os enfermeiros e a coordenação médica do serviço participaram de uma capacitação sobre auditoria. Nesta segunda fase do processo de implantação do protocolo, eles serão os auditores da própria equipe, o que irá permitir o bom funcionamento do serviço de urgência."A partir da análise dos dados vamos dar um retorno do que precisa ser mantido. O que achei mais interessante foi o empenho da equipe, da gestão e do Departamento de Ensino neste processo ", disse enfermeiro, especialista em Administração de Serviços de Saúde (USP) e consultor do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, Geraldo Silvério de Oliveira.De acordo com as Diretrizes do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, “o Protocolo de Manchester além de permitir a priorização clínica dos pacientes é uma ferramenta de gestão do risco clínico robusta e passível de auditoria. Por si só, é útil na identificação de doentes de alto risco e constitui a base de toda organização do serviço de urgência”.
Manchester
O Protocolo de Manchester é uma ferramenta de classificação de risco que atribui uma prioridade clínica ao paciente. É aplicado em 100% dos pacientes para avaliar e priorizar a gravidade dos casos. São cinco prioridades clínicas, sendo o vermelho mais grave e o azul menos grave. Entre os objetivos do sistema de Manchester está identificar rapidamente pacientes em risco de morte e a prioridade clínica de forma objetiva e sistematizada. Também pretende definir o tempo-alvo para avaliação médica, caracterizar os usuários e prever fluxos de encaminhamento dos pacientes, promovendo a organização do serviço. Recebeu esse nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, em 1997. Hoje, vários países utilizam o sistema de forma praticamente integral.1) Emergência (vermelho) - necessitam de atendimento imediato
2) Muito urgente (laranja) - necessitam de atendimento praticamente imediato
3) Urgente (amarelo) - necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar
4) Pouco urgente (verde) - podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde
5) Não urgente (azul) - podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde
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