quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Governo do Estado inaugura Ceará FM 87.1 no dia 30 de outubro


A Ceará FM 87.1, que já está em fase experimental, tem data marcada para sua inauguração oficial: 30 de outubro, às 10h. O evento contará com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Casa Civil, jornalista Chagas Vieira, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Empresa Brasil de Comunicações (EBC). A novidade foi confirmada pela superintendente da TV Ceará, jornalista Lena Ximenes, em entrevista ao Blog do Eliomar. Segundo ela, a emissora chega para integrar o hub de comunicação do Governo do Estado e será um espaço aberto, com programação plural, valorizando a boa música, a informação de qualidade e a identidade do povo cearense.

Prefeito de Cariré, Antonio Martins, se reúne com Nelson Martins para tratar de projetos estratégicos para o município

 

Prefeito de Cariré, Antonio Martins, se reúne com Nelson Martins para tratar de projetos estratégicos para o município Durante esta semana, o prefeito de Cariré, Antonio Martins, vem cumprindo uma intensa agenda de reuniões com secretários do Governo do Estado do Ceará, visando fortalecer parcerias e viabilizar novos investimentos para o município. Nesta quarta-feira (10), o gestor esteve reunido com o Secretário de Articulação Política do Estado, Nelson Martins, em Fortaleza. O encontro foi marcado por discussões de grande relevância para o desenvolvimento de Cariré e de toda a Região Norte. Entre os principais temas abordados, destacou-se o projeto de implantação de uma fábrica de calçados no município — iniciativa que promete impulsionar a economia local, gerar empregos e ampliar a renda da população. Além da proposta industrial, o prefeito e o secretário trataram de outras ações voltadas ao fortalecimento da economia municipal, com foco em atrair novos investimentos e parcerias estratégicas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cariré. Antonio Martins destacou a importância do diálogo permanente com o Governo Estadual e reafirmou o compromisso de sua gestão com o progresso do município: > “Estamos trabalhando de forma incansável para garantir que Cariré continue crescendo e se tornando cada vez mais referência em desenvolvimento e geração de oportunidades”, afirmou o prefeito. A reunião reforça a relação de cooperação entre o município de Cariré e o Governo do Estado, estabelecendo uma agenda conjunta voltada para o futuro e para a melhoria da qualidade de vida da população carireense. Fonte Blog: Região Norte Noticias.


quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Governo do Ceará lança edital para selecionar artistas para eventos oficiais

 


A 7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará foi lançada para selecionar cantores, bandas e grupos musicais para apresentações em eventos oficiais do Governo do Estado, realizados pela Casa Civil. A iniciativa busca valorizar os talentos cearenses e democratizar o acesso aos recursos públicos destinados à música. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (9) e seguirão até o dia 7 de novembro.

Como participar

Os interessados devem enviar a documentação necessária de forma virtual, por e-mail, ou presencialmente, no setor de Protocolo da Casa Civil. Conforme o Edital (AQUI), os artistas e bandas selecionados deverão se apresentar em eventos oficiais pelo menos duas vezes durante o período de 24 meses.

A seleção pública contará com três etapas: habilitação das inscrições, avaliação e seleção, e, por fim, audição e seleção final. Nesta última, 40 artistas ou grupos serão pré-selecionados, cada um com até 15 minutos para apresentar duas músicas (autorais ou covers) à Comissão de Avaliação e Seleção.

Ao final, a comissão escolherá 24 cantores, cantoras e/ou bandas. A lista final dos selecionados será divulgada no Diário Oficial do Estado.

Linguagem simples

O Edital 7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará foi elaborado pelo ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados, com a aplicação das técnicas de Linguagem Simples e Design Editorial, fazendo dele um documento mais acessível e inclusivo.

“Isso significa que qualquer pessoa interessada consegue entender com clareza as regras, prazos e condições. A iniciativa reforça nosso compromisso em tornar os documentos públicos mais acessíveis, inclusivos e próximos do cidadão”, destaca Marcio Morais, coordenador geral do ÍRIS e líder no projeto de transformação digital do Ceará.

Serviço

7ª Seleção Pública de Talentos Musicais do Ceará
Inscrições: De 9 de setembro a 7 de novembro
Formato: virtual, envio de e-mail para protocolo@casacivil.ce.gov.br
ou presencial no setor de Protocolo da Casa Civil (Palácio da Abolição, térreo)
Edital: acesse (AQUI)

Convite da Prefeitura Municipal de Cariré


 

Prefeito de Cariré, Antônio Martins, participa de audiência na SOP em busca de novos projetos para o município



O prefeito de Cariré, Antônio Martins, participou recentemente de uma importante audiência com o superintendente da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Gadyel Gonçalves. O encontro teve como principal objetivo discutir novos projetos e firmar parcerias que contribuam para o fortalecimento da infraestrutura do município. Durante a reunião, foram abordadas demandas prioritárias para Cariré, com foco em obras estruturantes que possam impulsionar o desenvolvimento local, melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais qualidade de vida à população. A audiência demonstra o comprometimento da gestão municipal com o planejamento e a execução de ações que impactam diretamente no cotidiano dos cariréenses." Estamos em busca de parcerias que tragam avanços reais para nossa cidade. Cada dia é uma nova oportunidade de buscar melhorias, e é isso que estamos fazendo", destacou o prefeito Antônio Martins. A agenda na SOP reforça o ritmo intenso de trabalho da administração municipal, que tem se mostrado atuante e determinada a promover o progresso de Cariré por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura.A população pode esperar novidades positivas nos próximos meses, fruto do diálogo constante com os órgãos estaduais e da dedicação da gestão em garantir mais desenvolvimento para todos os cantos do município.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Elmano autoriza doação de terreno para construção do Hospital Universitário da UFCA


O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou nesta terça-feira (9) a Mensagem ao Legislativo que autoriza a doação do terreno para a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, no Cariri. O anúncio foi feito pelo governador nas redes sociais.“Assinei projeto de lei que autoriza a doação do terreno para a construção do Hospital Universitário da UFCA. Ao lado do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, vamos levar para o Cariri mais um hospital público que vai reforçar a saúde da região e ainda formar novos profissionais”, afirmou Elmano de Freitas. O novo HU será destinado ao atendimento de média e alta complexidade e vai integrar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento federal será de R$ 260 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O hospital terá 200 leitos, incluindo 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em uma área construída de 20 mil metros quadrados. Além de reforçar o atendimento à população, a unidade também produzirá dados epidemiológicos e novos indicadores para políticas públicas de saúde da região. A unidade será construída em um terreno doado pelo Governo do Estado à UFCA, localizado na Rua Paizinho Sabiá, na Cidade Universitária de Juazeiro do Norte. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o investimento e o compromisso do governo federal com a educação e a saúde na região. “Um país só se transforma, só constrói justiça social quando o povo se liberta, e se liberta através da educação”, comentou.O governador Elmano destacou que a iniciativa faz parte do processo de interiorização da saúde no Ceará, levando atendimento de qualidade mais próximo da população e contribuindo para a formação de novos profissionais. “Ao lado do ministro da Educação, vamos levar para o Cariri mais um hospital público que vai reforçar a saúde da região e ainda formar novos profissionais. Conto com o apoio dos deputados e deputadas para aprovação dessa importante medida”, concluiu.

FONTE: GCMAIS

Licitação da Prefeitura de Sobral no valor de R$ 21 milhões para pavimentação é alvo do TCE


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) analisa supostas irregularidades em uma licitação da Secretaria de Infraestrutura de Sobral, no valor de R$ 21,1 milhões, destinada a obras de pavimentação. O caso, relatado pela conselheira Onélia Leite, envolve o secretário executivo da pasta, Sávio Carneiro Cavalcante, o gerente de planejamento, Wisley Parente, e o agente de contratação, Edson Luis Lopes Andrade. Segundo o relatório, a Diretoria de Fiscalização de Obras apontou inconsistências no edital da Concorrência Pública n.º 25002-SEINFRA, pedindo inicialmente a suspensão do certame. Os gestores foram ouvidos e defenderam o arquivamento da representação. No entanto, o Ministério Público de Contas emitiu parecer rigoroso. O órgão pede que as contas do prefeito Oscar Rodrigues (União), e de seus auxiliares, sejam julgadas irregulares. Entre as medidas solicitadas estão o ressarcimento ao erário pelos gastos administrativos da licitação, a aplicação de multas que podem chegar a 100% do valor do dano e uma sanção individual de R$ 30 mil para cada responsável. O MP de Contas também recomenda que os nomes dos envolvidos sejam incluídos na lista encaminhada à Justiça Eleitoral, o que pode gerar inelegibilidade futura com base na Lei da Ficha Limpa. Além disso, o caso deve ser remetido ao Ministério Público Estadual para apuração de eventuais responsabilidades cíveis e criminais. A decisão final caberá ao colegiado do TCE-CE, ainda sem data definida para julgamento. A assessoria da Prefeitura de Sobral foi procurada pela reportagem para comentar a situação. A matéria será atualizada assim que houver resposta.

Fonte: Sobral Portal de Notícias

Prefeito de Cariré busca novos investimentos para impulsionar o desenvolvimento do município




Na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Cariré, Antonio Martins, esteve reunido com o secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque, em Fortaleza. O encontro teve como principal objetivo a articulação de novos investimentos e recursos para o município, com foco em projetos que melhorem a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. Durante a reunião, foram discutidas demandas prioritárias da cidade, como obras de pavimentação, mobilidade urbana, saneamento básico e construção de equipamentos públicos. A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cariré tem sido fundamental para viabilizar projetos que atendem diretamente às necessidades da população carireense. O prefeito destacou a importância de manter o diálogo constante com as esferas estadual e federal:> “Nosso compromisso é com o povo de Cariré. Estamos buscando, incansavelmente, parcerias e investimentos que promovam o crescimento do nosso município de forma sustentável e justa”, afirmou Antonio Martins.A reunião com o secretário Zezinho Albuquerque reforça o empenho da atual gestão em construir um futuro melhor para Cariré, fortalecendo ações que impactam diretamente na vida da população. Fonte Blog Região Norte Noticias.


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Peixes de rio que corta o CE estão contaminados e podem causar câncer em humanos, diz estudo da UFC


A ingestão de peixes contaminados pela poluição do Rio Poti pode estar associada ao desenvolvimento de câncer e outras doenças graves nos moradores dos distritos de Ibiapaba e Oiticica, no município de Crateús, no Ceará.É o que indica um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Crateús, em parceria com o Laboratório de Avaliação de Contaminantes Orgânicos (Lacor) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC). Conforme a pesquisa, 22% das espécies de peixes coletadas na região apresentaram valores inaceitáveis de risco de câncer (RC), de acordo com critérios da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA)O relatório também sugere que a ingestão de apenas 150 gramas por dia de filé do animal contaminado pode inferir um alto risco à saúde humana. Além de poluentes com potencial cancerígeno, foram encontrados contaminantes associados a riscos neurológicos e endócrinos em quantidades significativas nos músculos dos peixes coletados. Segundo o estudo, as espécies que apresentaram altos valores de RC foram branquinha, curimatã, piranha, tucunaré, piau, bodó e cangati, sendo as três últimas as que indicaram as taxas mais elevadas. A pesquisa foi iniciada em agosto de 2024, após moradores do distrito de Ibiapaba relatarem encontrar, em 2023, peixes com olhos aparentemente inflamados e “esbugalhados”. Fonte: Diário do Nordeste.

Negociação de dívidas: Serasa realiza ação nesta terça com descontos de até 99%


Serasa realiza nesta terça-feira (9) uma ação emergencial para consumidores endividados com descontos de até 99%. Ao todo, mais de 2,3 milhões de brasileiros podem ter uma ou mais dívidas com o desconto máximo. Somente no estado do Ceará, são 73 mil pessoas que podem aproveitar essas condições para negociarem 329 mil débitos. Entre as instituições participantes deste mutirão emergencial estão grandes bancos, varejistas, financeiras, e concessionárias de contas básicas como água, luz e gás, entre outros.

Governo do Ceará lança aplicativo para facilitar a gestão financeira de agricultores


O Governo do Ceará, por meio do Projeto São José, lançou o aplicativo Fazendo as Contas, criado para ajudar agricultores familiares no controle das vendas, nas despesas do dia a dia e no planejamento da renda. A ferramenta é simples, prática e acessível, podendo ser utilizada também por qualquer pessoa que queira organizar melhor suas finanças pessoais. Além de estimular a educação financeira no campo, o aplicativo busca fortalecer a gestão dos pequenos negócios rurais, promovendo mais autonomia e sustentabilidade para as famílias agricultoras. O aplicativo é gratuito e já está disponível para download.

Prefeito de Cariré inicia a semana com intensa agenda de visitas a obras nos distritos

O prefeito de Cariré começou esta segunda-feira (08) com o pé na estrada, cumprindo mais uma agenda intensa de visitas a obras em andamento nos distritos do município. Com a marca registrada de acompanhar de perto cada etapa das ações da administração municipal, o gestor segue firme no compromisso de fiscalizar pessoalmente os serviços públicos e garantir a qualidade das entregas à população. Logo nas primeiras horas da manhã, o prefeito esteve presente em diversos canteiros de obras, conversando com equipes de trabalho, observando o andamento das construções e fazendo apontamentos técnicos. Exigente e atento aos detalhes, ele reforça a importância do acompanhamento de perto para assegurar que tudo esteja sendo feito conforme o planejado." Eu faço questão de ver tudo de perto. Só assim a gente garante que as obras sigam com qualidade e dentro do prazo. O povo de Cariré merece o melhor", destacou o prefeito durante uma das visitas. A rotina de fiscalização tem sido uma prática constante da gestão, que prioriza obras estruturantes e melhorias nos serviços públicos, como pavimentação, reforma de unidades escolares, ampliação de postos de saúde, entre outras intervenções que impactam diretamente na vida da população. O ritmo acelerado do trabalho mostra que o prefeito não para. Todos os dias, ele está nas ruas, nos bairros e nas comunidades, mantendo diálogo direto com os moradores e acompanhando de perto o progresso do município.A semana começou com trabalho e dedicação, e a expectativa é que mais obras sejam entregues à população em breve, fortalecendo o desenvolvimento de Cariré e valorizando cada distrito do município. O prefeito de Cariré começou esta segunda-feira (08) com o pé na estrada, cumprindo mais uma agenda intensa de visitas a obras em andamento nos distritos do município. Com a marca registrada de acompanhar de perto cada etapa das ações da administração municipal, o gestor segue firme no compromisso de fiscalizar pessoalmente os serviços públicos e garantir a qualidade das entregas à população. Logo nas primeiras horas da manhã, o prefeito esteve presente em diversos canteiros de obras, conversando com equipes de trabalho, observando o andamento das construções e fazendo apontamentos técnicos. Exigente e atento aos detalhes, ele reforça a importância do acompanhamento de perto para assegurar que tudo esteja sendo feito conforme o planejado." Eu faço questão de ver tudo de perto. Só assim a gente garante que as obras sigam com qualidade e dentro do prazo. O povo de Cariré merece o melhor", destacou o prefeito durante uma das visitas. A rotina de fiscalização tem sido uma prática constante da gestão, que prioriza obras estruturantes e melhorias nos serviços públicos, como pavimentação, reforma de unidades escolares, ampliação de postos de saúde, entre outras intervenções que impactam diretamente na vida da população. O ritmo acelerado do trabalho mostra que o prefeito não para. Todos os dias, ele está nas ruas, nos bairros e nas comunidades, mantendo diálogo direto com os moradores e acompanhando de perto o progresso do município.A semana começou com trabalho e dedicação, e a expectativa é que mais obras sejam entregues à população em breve, fortalecendo o desenvolvimento de Cariré e valorizando cada distrito do município.

sábado, 6 de setembro de 2025

UVA prorroga prazo para solicitação de descontos e isenção da taxa do vestibular 2026.1



ATENÇÃO O prazo para solicitar desconto ou isenção da taxa de inscrição do Vestibular UVA 2026.1 foi prorrogado! ✨o novo prazo vai somente até 09 de setembro de 2025. Não perca essa oportunidade e garanta já sua solicitação! Acesse: vestibular.uvanet.br

Cariré celebra o 7 de Setembro com desfile cívico e participação do prefeito Antônio Martins e da primeira-dama Dra. Virgínia Aguiar

 


Na manhã deste sábado, 06 de setembro, o município de Cariré viveu um momento de civismo e orgulho com a realização do desfile em homenagem à Independência do Brasil. O evento contou com a participação de centenas de alunos das escolas públicas municipais, que encantaram o público presente com apresentações organizadas e carregadas de simbolismo patriótico. O prefeito de Cariré, Antônio Martins, acompanhado da primeira-dama, Dra. Virgínia Aguiar, prestigiou a solenidade e destacou, em suas palavras, a importância da data e do envolvimento da comunidade escolar. Em seu pronunciamento, o gestor agradeceu a todos os participantes do desfile e aos milhares de carireenses que acompanharam a celebração, valorizando o espírito democrático e a força da educação como instrumento de transformação social.“Cariré continuará sendo referência em educação pública de qualidade. As crianças que hoje desfilam com orgulho são a esperança de um futuro muito melhor para todos nós”, afirmou o prefeito durante o evento. A comemoração reuniu autoridades municipais, professores, estudantes, familiares e a população em geral, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização da pátria. O desfile cívico mais uma vez mostrou o compromisso da gestão com a educação, a cultura e os valores que unem o povo carireense.

Fonte:Blog Região Norte Notícias.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Saúde do Ceará intensifica vacinação contra sarampo neste mês de setembro



Durante todo o mês de setembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) intensifica a vacinação contra o sarampo. A iniciativa estadual segue estratégia do Ministério da Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) e abrange todos os municípios cearenses. A campanha será realizada até o próximo dia 30, com um Dia D de mobilização em 20 de setembro.A imunização está disponível em todas as unidades básicas de saúde e salas de vacinação, e é destinada à população na faixa etária entre 12 meses de vida e 59 anos. Para setembro, foram distribuídas 84 mil doses de vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dupla viral (sarampo e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A vacinação é considerada a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo. A intensificação visa a reduzir o número de pessoas não vacinadas, melhorar as coberturas vacinais e garantir proteção à população. Inclui busca ativa de não vacinados, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, e otimização do uso da vacina frente a casos confirmados no território. Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, no cenário epidemiológico de sarampo no Brasil e nas Américas, após a pandemia de COVID-19 e o fim do isolamento social, os casos de sarampo aumentaram consideravelmente. Passaram de 174 mil casos em 2022 para 321 mil em 2023, aumento de mais de 80% dos casos confirmados. A gestora afirma que, entre 2020 e 2025, o Ceará registrou 335 notificações de casos suspeitos de sarampo, dos quais 11 (3,3%) foram confirmados, sendo o último em maio de 2022. “Desde então, o Estado mantém vigilância ativa, investigação laboratorial de todos os casos suspeitos e estratégias de prevenção, como vacinação de rotina, campanhas e bloqueios vacinais, fundamentais para evitar a reintrodução do vírus”, afirmou. O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível e potencialmente grave, caracterizada por febre alta (com temperatura superior a 38,5 °C), erupções cutâneas, tosse seca, coriza, conjuntivite não purulenta e manchas na cor branca na mucosa bucal. O contágio ocorre principalmente por secreções respiratórias e, em ambientes fechados, por aerossóis virais. Apesar da Certificação Internacional de Área Livre de Sarampo no Brasil, a circulação global do vírus aumenta o risco de reintrodução, tornando inevitáveis casos importados ou isolados. Por isso, reforça-se a intensificação da vacinação, com ênfase na segunda dose, atualização do esquema vacinal de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e cobertura em locais de alto risco, como serviços de saúde, escolas, pontos de ônibus, locais de turismo e áreas de alta concentração de pessoas.