segunda-feira, 18 de março de 2024

Sobral em Revista Elmano cumpre agenda extensa no feriadão



Mesmo à base de antibióticos, por conta da prevenção para o não retorno de uma pneumonia, o governador Elmano (PT) cumpre, nessa semana, uma agenda extensa de reuniões internas. Nesta segunda-feira (18/3), o dia deve ser dedicado integralmente a reuniões com secretários e lideranças políticas.Na terça-feira (19/3), feriado de São José, em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, ele lança um pacote de ações na área da agricultura. Tudo sob as bênçãos do santo padroeiro do Ceará.

Fonte Segov. 

Preço do aluguel residencial cai em Fortaleza e é o mais barato entre as capitais, aponta pesquisa

 


Os dados são referentes a fevereiro e são baseados em mais de três mil anúncios de locação em Fortaleza. O preço médio do aluguel residencial na cidade está em R$ 28,27/m², queda de 0,11% em relação a janeiro.No ano, dentre as 11 capitais pesquisadas, somente Fortaleza registra queda no índice. Ao todo, o aluguel de moradias ficou 0,6% mais barato na cidade em 2024, sendo o único que tem preço médio abaixo dos R$ 30/m².Mais de meio milhão de fortalezenses vivem em apartamentos; verticalização da Capital segue em alta.Assim como na compra de imóveis residenciais, os bairros MucuripeMeireles e Engenheiro Luciano Cavalcante são os mais caros para locar uma moradia em Fortaleza. Joaquim Távora e São João do Tauape se destacaram por serem os únicos do Brasil com preço médio de aluguel abaixo de R$ 20/m². Os valores para morar em ambos os locais em. Fonte Diário do Nordeste.

Desmatamento na Amazônia no 1º bimestre atinge a menor taxa dos últimos 6 anos, aponta Imazon


A Amazônia Legal teve no primeiro bimestre de 2024 o menor índice de desmatamento em seis anos, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados nesta segunda-feira (18). A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).No ano passado, neste mesmo período (janeiro e fevereiro) foram derrubados 523 km² de floresta no bioma, área que equivale ao tamanho de Brasília.Já em 2024, foram derrubados 196 km². Com isso, é possível dizer que o desmatamento no bioma teve a menor taxa dos últimos seis anos e uma diminuição de 63% quando comparado com o mesmo período do ano passado (veja Fonte G1.

domingo, 17 de março de 2024

Prefeitura de Sobral terá três pontos facultativos nos últimos dias do mês de Março

A prefeitura de Sobral decretou Ponto Facultativo nos órgãos municipais nos dias 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Ceará, Dia 22 de março, a partir do meio-dia, por conta da tradição da Procissão de Passos, e no dia 28 de março, Quinta-feira Santa.

As determinações não deverão afetar o abastecimento de água (Saae); atendimentos de saúde e serviço de regulação; farmácia e almoxarifado do Hospital Municipal Estevam Ponte; atendimentos de urgência (UPA 24h); Centros de Saúde da Família dos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu, Jaibaras, Aprazível e Jordão; limpeza pública; Transol; fiscalização e orientação de trânsito e equipamentos culturais.

sábado, 16 de março de 2024

Setran Educa inicia atividades de 2024 e recebe primeira turma da rede municipal de ensino

Na manhã desta quinta-feira (14/03), a Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) de Sobral deu início às atividades do projeto Setran Educa de 2024, destinado à primeira infância. Os alunos do Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar participaram da primeira aula do ano, na Sala de Educação para o Trânsito, na qual puderam interagir e aprender sobre boas práticas no trânsito.

Durante a visita, os alunos exploraram o espaço e participaram de atividades e dinâmicas organizadas pelo núcleo de educação da Setran. O principal objetivo é desenvolver a consciência das crianças, capacitando-as para sensibilizar seus familiares em prol de um trânsito mais seguro.

Segundo Janaria Moreira, pedagoga da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT), o momento foi muito especial: ”Acolher as crianças e possibilitar que elas tenham uma nova visão da cidade em que moram, do trânsito e do trajeto até a escola é encantador. Desejamos despertar essa consciência nos futuros cidadãos desde cedo!”, destacou.

Dia 19 de março é feriado ou ponto facultativo? Entenda a regra para feriados religiosos

 



A próxima terça-feira (19) é feriado no Ceará. Isso porque o dia 19 de março é dia de São José, padroeiro do Estado. Mas você sabia que a data não é feriado estadual? Achou confuso? Vou explicar! 

Por ser o santo padroeiro estadual, Fortaleza e boa parte dos municípios cearenses escolheram a data que a igreja católica instituiu como dia de São José para ser um dos feriados religiosos que cada cidade pode ter. Essa possibilidade é dada pela lei federal 9.093/1995, que permite que municípios declarem em normas municipais até quatro feriados religiosos, incluído a Sexta-Feira da Paixão (ou Sexta-Feira Santa). É essa mesma lei que garante aos estados apenas a fixação da Data Magna como feriado estadual. No Ceará, esse dia é celebrado em 25 de março. Ou seja, o Estado não pode criar outros feriados. O que os governos estaduais podem fazer é decretar pontos facultativos em algumas datas, garantindo a prestação de serviços considerados essenciais.

São feriados, para fins trabalhistas, de acordo com a Lei 9.093/95, os declarados em lei federal, a data magna do Estado (aqui no Ceará é 25/03) e quatro feriados religiosos decretados por lei municipal, neles incluída a Sexta-feira Santa.

Assim, segundo Eduardo Pragmácio Filho, advogado doutor em Direito do Trabalho pela PUC de São Paulo, o 19 de março está dentro da regra e é considerado feriado para fins trabalhistas.

“O que não vale, para fins trabalhistas, é o ponto facultativo ou feriado declarado por meio de decreto de prefeitos. Assim, só pode exigir o trabalho em dias de feriados nas atividades que são liberadas por lei e que constam no anexo IV da Portaria/MTP 671/21 ou que estejam autorizadas por Convenção Coletiva vigente.”

Veja quais são os feriados religiosos da Capital

Em Fortaleza, a lei municipal 8.796/2003 estabelece os seguintes feriados religiosos: 

  • Dia de São José  - 19 de março 
  • Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza - 15 de agosto 
  • Sexta-feira Santa – data móvel 
  • Corpus Christi – data móvel

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará tem alerta para chuvas de até 100 milímetros em 156 cidades até segunda-feira



O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesse tipo de alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, de até 100 milímetros por diapara 156 cidades do Ceará
. O alerta vale até 10h da segunda-feira (18).
Fonte: G1




Governo do Ceará credencia profissionais para atuarem em procedimentos de ortopedia

O governador Elmano de Freitas divulgou, durante a live semanal nas redes sociais, que o Governo do Ceará está com edital aberto para o credenciamento de médicos para a realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia e/ou Assistência em Anestesiologia. Os procedimentos serão realizados nas unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a fim de acelerar o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.

A estimativa, com esse credenciamento, é viabilizar a realização de 8.700 cirurgias. Elmano de Freitas reforçou o compromisso de reduzir as filas de procedimentos eletivos no Ceará. “Estamos aportando a mais cerca de R$ 20 milhões. Quero fazer um chamamento aos médicos ortopedistas e anestesiologistas. A tabela que estamos colocando para o pagamento é só para os serviços. Todo o insumo e equipamento é do Estado. Com isso vamos poder garantir aos cearenses a cirurgia de ombro, de joelho, de quadril, todas as cirurgias que têm um maior número de pessoas aguardando na fila”, garantiu.

O Programa Estadual de Redução de Filas já contemplou aproximadamente 80 mil cirurgias eletivas em todo o Ceará, sendo mais de 14 mil já em 2024. Os dados estão disponíveis no painel do IntegraSUS (AQUI). Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.

Realizado I Fórum Regional de Vigilância, Manejo e Controle de Infecções Respiratórias Agudas com foco na saúde infantil

A Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (14/03), o I Fórum Regional de Vigilância, Manejo e Controle de Infecções Respiratórias Agudas (IRAs) no período invernal, com foco na saúde infantil.

O evento contou com as palestras das médicas pediatras Juliana Pinto e Silvana Gomes, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e gerentes de saúde para abordar estratégias eficazes no enfrentamento das IRAs, especialmente no período chuvoso, quando as crianças estão mais vulneráveis a essas condições.

O fórum teve como objetivo discutir com os profissionais a identificação dos principais sintomas das infecções respiratórias em crianças e as orientações às famílias sobre medidas preventivas. Além disso, a capacitação abrangeu o manejo clínico adequado das infecções respiratórias, incluindo diagnóstico precoce, tratamento medicamentoso e encaminhamento correto em casos mais graves.

Esta iniciativa contribui significativamente para a redução do impacto das infecções respiratórias nas crianças, promovendo um atendimento mais qualificado e eficaz. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, vivências clínicas e abordagens, com o objetivo de aprimorar a excelência do cuidado prestado às crianças.

Durante o evento, também aconteceu o lançamento do movimento “Eu prescrevo vacina”, iniciativa essa que tem como intuito fortalecer entre os profissionais de saúde a rotina de recomendar a vacinação durante as consultas ou no momento de contato com o usuário.

Prefeitura de Sobral inicia entrega de material escolar para estudantes da Educação Infantil na segunda-feira (18/03)

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação (SME), inicia, nesta segunda-feira (18/03), a primeira entrega do novo material escolar para estudantes da educação infantil do município. Ao todo, mais de 9 mil estudantes da creche e pré-escola serão beneficiados com os kits escolares.

Entre os dias 18 e 22 de março, estudantes de 19 Centros de Educação Infantil (CEI) e escolas municipais irão receber os kits escolares entregues na primeira remessa, de acordo com calendário preestabelecido pela SME. Nos próximos dias, será divulgado o calendário de entrega da segunda remessa do material para novos CEIs e escolas municipais que contemplam a educação infantil.

Na segunda-feira (18/03), receberão o material escolar os estudantes do Infantil I. Na quarta-feira (20/03), receberão os materiais os estudantes do Infantil II; na quinta-feira (21/03), receberão os materiais os estudantes do Infantil III; e na sexta-feira (22/03), receberão os materiais os estudantes do Infantil IV e V.

Em 2024, os kits de materiais escolares da Educação Infantil são compostos por cadernos de desenho, canetinhas hidrográficas, tinta guache, pincéis, cola branca, tesoura, massa de modelar, apontador para lápis, borracha branca, giz de cera colorido, lápis de cor, e lápis grafite. Os estudantes já receberam fardamento escolar completo este ano.

A Secretaria da Educação de Sobral também irá divulgar o calendário de entrega do material escolar para os mais de 22 mil estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ao todo, cerca de 33 mil estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral serão beneficiados com os kits de material escolar completos ao longo dos próximos dias.

RELAÇÃO DE CEIs E ESCOLAS:
Centro de Educação Infantil Professor Arry Rocha de Oliveira
Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa
Centro de Educação Infantil Domingos Olímpio
Centro de Educação Infantil Iracema Rodrigues Sampaio de Souza
Centro de Educação Infantil Dona Raimunda Olga Monte Barroso
Centro de Educação Infantil Sérgio Barbosa
Centro de Educação Infantil Tereza Rodrigues dos Santos
Centro de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão
Centro de Educação Infantil Armando Freitas Pereira
Centro de Educação Infantil Guaracy Parente
Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar
Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes
Centro de Educação Infantil Jean Torez Trindade Neto
Centro de Educação Infantil José Lourenço da Silva
Centro de Educação Infantil Professora Maria Luciana Lopes Lima
Centro de Educação Infantil Dona Oneide Pessoa Dias
Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira
Centro de Educação Infantil Terezinha Rodrigues da Silva
Escola Dinorah Thomaz Ramos

Sobral promove a 17ª Festa Anual das Árvores com foco no Combate aos Incêndios Florestais e Fortalecimento da Arborização Urbana

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), com os demais parceiros, realizará a 17ª edição da Festa Anual das Árvores, nos dias 20, 21, 22 e 27 de março. O tema deste ano é o "Combate aos Incêndios Florestais".

A programação do evento apresenta uma variedade de atividades, incluindo o plantio de árvores, palestras, exposições e mostras, visitas guiadas ao jardim sensorial, além de rodas de conversa e mesas de discussões.

Esta iniciativa é realizada em parceria com instituições, com ações voltadas para fortalecer o Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS), promovendo, assim, a sinergia entre a Festa Anual das Árvores e a implementação da Política Ambiental.

Os incêndios florestais representam uma ameaça significativa ao meio ambiente e à segurança humana, especialmente em períodos de seca. Nesse contexto, a Prefeitura de Sobral se compromete com a sustentabilidade e com a resiliência climática, ao adotar medidas globais e ao elaborar o primeiro Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Estas ações visam desenvolver políticas climáticas, como o Plano de Ação Climática.

Destaca-se ainda a importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida da população. A Festa Anual das Árvores, instituída por decreto em 1965, desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a conservação florestal e no reconhecimento da importância das árvores para o equilíbrio ambiental e para o bem-estar humano.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

9h às 11h - Plantio de Árvores
Local: Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de  Araújo, 850 - Alto da Brasília)

Público: estudantes de Biologia - Campus Betânia (UVA e IFCE)

14h às 17h - Roda de Conversa - Incêndios Florestais: Tipos, Causas e Consequências+ doação de Mudas
Local: Escola Raul Monte (Rua Antônio Bolívar de Vasconcelos, 115 - Coração de Jesus)
Público: estudantes das escolas de ensino básico

DIA 21 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)
8h30 às 9h30 | Palestra Magna: Incêndios florestais e mudanças climáticas
9h30 às 11h | Palestra: Incêndios florestais: tipos, causas e combate
Local: Auditório Central da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de  Araújo, 850 - Alto da Brasília)

Público: estudantes dos cursos de Biologia, Geografia, Zootecnia e Pedagogia da UVA, IFCE; alunos da EEMTI Dom José Tupinambá da Frota; e Sindicato Rural.

8h às 11h | Exposição e Mostra: Se tem fumaça, tem fogo! e Projeto Pensando Verde
Local: Auditório Central da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de  Araújo, 850 - Alto da Brasília)

10h às 11h  | Visita guiada ao jardim sensorial da AMA
Local: Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) - (Av. Cel. José Euclides Ferreira Gomes, 341 - Campo dos Velhos)
Público: professores da Secretaria de Educação de Ubajara

18h30 às 21h |  Mesa de Discussão - Mudanças Climáticas: desafios e perspectivas no contexto de Sobral
Local: Auditório do IFCE Campus Sobral (Av. Dr. Guarany, 317 - Centro)
Público: professores e acadêmicos das instituições superiores

DIA 22 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

7h30 às 10h | Dia de Mudar: Plantio de árvores e palestra sobre a gestão de recursos hídricos no Ceará: resiliência e proatividade no contexto das mudanças climáticas.
Local: Auditório do IFCE Campus Sobral  (Av. Dr. Guarany, 317 - Centro)
Público: Professores e acadêmicos das instituições de ensino e população em geral.
Inscrição: http://linktr.ee/ifcesobraloficial

DIA 27 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)
7h30 às 10h30h | Plantio de Árvores Frutíferas no Residencial Caiçara
Local: bairro Caiçara
Público: Agente Jovem Ambiental (AJA)

Preparação de terra para produzir banco de proteínas e auxiliar na alimentação animal é iniciada nesta quarta-feira (13/03)

Na última quarta-feira (13/03), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, iniciou a preparação de 16 metros de terra para plantação de insumos que irão servir de proteínas para a alimentação de animais da Fazenda São Bento, na Serra do Barriga, distrito de Caracará. A ação visa garantir o fornecimento de forragem suplementar de maior valor nutritivo para bovinos na estação seca ou chuvosa.

“A atividade visa obter um banco de proteínas para a região, mas também servir de exemplo para pequenos agricultores investirem na plantação de plantas nativas da caatinga para ajudar na boa alimentação de seus animais, garantido uma melhor qualidade de produção”, ressalta a assistente técnica Evilene Oliveira.

Outras informações: (88) 36954137

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Liberada segunda avaliação do curso de formação em Metodologias de Ensino, Gestão Escolar para a Aprendizagem e Avaliação Educacional de Sobral

O Laboratório Digital Educacional (LDE) lançou, nesta quinta-feira (28/12), a segunda avaliação do curso de formação em Metodologias de Ensino, Gestão Escolar para a Aprendizagem e Avaliação Educacional de Sobral.

Para responder à segunda atividade, os cursistas poderão rever as aulas disponíveis no canal do LDE no YouTube (http://Youtube.com/LDEUFC). A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por duas partes: questionário de identificação e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Acesse a Avaliação 2 AQUI

Sobral recebe doações de brinquedos do Governo do Estado para crianças de famílias atendidas pelo programa Ceará Sem Fome

A secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, recebeu, nesta quinta-feira (28/12), em Fortaleza, brinquedos doados pelo Governo do Ceará para crianças atendidas pelo programa Ceará Sem Fome. Os brinquedos foram arrecadados em uma campanha conduzida pelo programa para o seu público-alvo.

A iniciativa, que é uma das principais ações da nova gestão do estado, atende famílias em situação de extrema pobreza, por meio do Cartão Ceará sem Fome e de cozinhas solidárias que fornecem comida pronta. São quase 500 famílias sobralenses beneficiadas com o Cartão e outras beneficiadas com alimentos prontos das cozinhas solidárias.

A secretária Andrezza Coelho recebeu as doações da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, que preside o comitê responsável pelo programa. Também estiveram presentes o assessor para Assuntos Municipais do Governo, Arthur Bruno, e o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Centros de Educação Infantil e escolas municipais realizam atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Os Centros de Educação Infantil (CEI) e as escolas municipais de Sobral organizaram várias atividades educativas durante a VII Semana da Consciência Negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro (segunda-feira).

As atividades educativas foram realizadas de 17 a 24 de novembro e abordaram as raízes da cultura africana, rodas de capoeira, feira cultural, contação de histórias, desenhos, pinturas, jogos, desfiles, apresentação de maracatu e atividades envolvendo o duplo foco, o que contempla também as competências socioemocionais.

A diretora do CEI José Lourenço da Silva, Cícera Oliveira, relatou que esse momento foi uma experiência muito proveitosa para a comunidade escolar. “Inicialmente criamos um projeto para trabalharmos com as crianças o respeito e a valorização étnico-racial de forma lúdica. Diante do vasto conteúdo, fizemos várias atividades que resultaram numa culminância apresentada aos pais dos alunos. Eles ficaram maravilhados com as produções. Foi um momento muito rico e elogiado”, explicou.

Para a estudante da Escola de Tempo Integral (ETI) Maria de Lourdes Vasconcelos, Maria Cecília Linhares, essas atividades foram muito importantes, pois ajudam as pessoas a lembrarem dessa data de luta necessária. “É importantíssimo a visibilidade desse movimento, porque além de educar e dar valor às nossas raízes, conseguimos auxiliar no combate ao racismo na sociedade e principalmente aqui nas escolas”, finalizou.