quarta-feira, 24 de maio de 2023

Prefeitura de Sobral distribui capacetes para motociclistas em ação da campanha 'Maio Amarelo: Setran Pela Vida'

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), tem colocado em prática um dos objetivos principais da campanha Maio Amarelo: preservar vidas no trânsito. Como parte dessa iniciativa, foi realizada uma ação significativa no bairro Alto da Expectativa, com a doação de capacetes para motociclistas, nesta segunda-feira (22/05). Ao todo, já foram entregues cerca de 82 capacetes.

A distribuição dos novos equipamentos ocorre mediante a troca de capacetes em mau estado de conservação por um novo, priorizando a segurança dos motociclistas. O uso adequado do capacete é essencial para prevenir lesões graves em caso de acidentes, especialmente porque os motociclistas são mais vulneráveis no trânsito. Além disso, essas ações educativas têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual.

O secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, destacou que a distribuição de capacetes para a população é mais uma medida importante para preservar vidas e garantir um tráfego mais seguro. "Essa iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Sobral com a segurança no trânsito, desenvolvendo ações que promovem a proteção e o bem-estar de todos os cidadãos", pontuou.

Os capacetes foram adquiridos por meio do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS), composto por 24 municípios cearenses. As ações integram a agenda da campanha 'Maio Amarelo: Setran Pela Vida' que, em parceria com a comunidade, visa melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes.

Secretaria da Educação de Sobral abre inscrições para seleção de professores temporários de Sociologia e Filosofia nesta quinta-feira (25/05)

A Secretaria da Educação de Sobral realiza, nos dias 25 e 26 de maio (quinta e sexta-feira), as inscrições para a seleção pública para composição de banco de professores temporários das disciplinas de Sociologia e Filosofia. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet.

Poderão participar da seleção professores de Sociologia e Filosofia com ensino superior completo ou 2/3 concluídos do curso em Licenciatura. A carga horária para os aprovados será de 40h semanais.

O processo seletivo será composto de etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, com a análise e avaliação de títulos e documentos, sendo observados, nesta etapa, os critérios objetivos constantes do Anexo II do edital. O candidato poderá atingir nota máxima de 20 pontos.

O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de junho e os candidatos desclassificados poderão interpor recursos no dia 6 de junho, enviando e-mail para o endereço eletrônico recurso.selecao@edu.sobral.ce.gov.br. O resultado final da seleção será divulgado no dia 12 de junho, no Diário Oficial do Município.

Edital AQUI

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral

Jornalista responsável: Saulo Lobo

Contato: (88) 9 9334-8558

Texto: Jocélio Tavares

Prefeitura de Sobral promove mutirão de atendimentos para microempreendedores individuais nesta quinta-feira (25/05)

Com objetivo de tirar dúvidas e realizar atendimentos de formalização de microempreendedores individuais, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), irá promover um mutirão de atendimento nesta quinta-feira (25/05). A ação, irá ocorrer, das 08h às 12h e das 13h às 17h, no Vapt-Vupt e na Sala do Empreendedor da STDE, localizada na Avenida Lúcia Saboia, 215, centro.

Os atendimentos acontecerão em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também contará com oferta de serviços de auxílio de declaração anual MEI, emissão de boletos, parcelamento de dívidas tributárias e orientação sobre crédito, emissão de nota fiscal e abertura de empresas no programa “Empresa + Simples”.

A iniciativa faz parte da programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), executada pela Sala do Empreendedor, que irá acontecer até sexta-feira (26/05), na STDE. Além do mutirão de atendimentos, estão sendo ofertadas oficinas, palestras e rodas de conversas sobre empreendedorismo.

A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram: @‌falastdesobral

Outras informações: (88) 36142555

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Secretarias municipais e representantes do Instituto Alana planejam ações voltadas para a primeira infância de Sobral

Aconteceu, na última quarta-feira (17/05), uma reunião entre a Prefeitura de Sobral e representantes do Instituto Alana para o planejamento de ações voltadas para a primeira infância do município.

Durante o encontro, foi discutido sobre a implantação de um pátio naturalizado na cidade, iniciando por meio de um projeto piloto no Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Helena Cela, localizado no bairro Caiçara.

A ideia é que o projeto piloto seja desenvolvido em conjunto com diretores, professores, além de demais representantes da Prefeitura de Sobral, com o objetivo realizar um desemparedamento da infância, consistido em brincadeiras e aprendizados ao ar livre; fomentação da educação integral e produção de territórios educativos.

Uma visita técnica ao CEI está programada para acontecer na manhã desta quinta-feira (18/05), para que as equipes acompanhem de perto o local onde a ação será executada, e como encaminhamento foi definida a construção de um grupo de trabalho intersetorial envolvendo técnicos das Secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma); da Educação (SME); da Cultura e Turismo (Secult); do Trânsito e Transportes (Setran); e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Além desse momento, serão realizados posteriormente processos formativos durante o planejamento, projeto e execução relacionados à intervenção arquitetônica e ao cotidiano escolar. Também será realizado um levantamento dos possíveis materiais que a cidade possui como matéria-prima, e por fim, uma mobilização com os profissionais envolvidos na busca por ressignificar o contato das crianças com a natureza.

Na programação, ainda serão realizados encontros com a Secretaria da Cultura e Turismo e visitas in loco ao Horto Florestal de Sobral e à AMA, para observarem as práticas de poda realizadas pela Agência.

Estiveram presentes na reunião o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte; o secretário da Educação, Herbert Lima; o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra; a secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos; a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Lima; a superintendente da AMA, Úrsula Nóbrega; a assessora pedagógica do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Paula Mendonça; e os pesquisadores do Coletivo Taboa, Guilherme Blauth e Júlia Berro.

INSTITUTO ALANA

O Instituto Alana, que faz parte da Rede Urban95, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças, a partir da garantia de condições para a vivência da plena infância; com atuação desde 1994, a sua participação e de sua equipe podem contribuir significativamente para os resultados destas ações nesta municipalidade.

Aulas abordarão coleta de dados qualitativos, cultura de paz e o protagonismo na EJA neste fim de semana

Acontecem, nos dias 25 e 27 de maio (quinta-feira e sábado), duas novas aulas do curso de formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional (AIGEAE), abordando a coleta de dados qualitativos e o protagonismo na EJA. Já na sexta-feira (26/05), acontece a quinta aula do curso de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (CPJR), abordando a cultura de paz no ambiente familiar e gestão de conflitos. As aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

Na quinta-feira (25/05), a partir das 19h, a aula do curso de formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional será ministrada por Rodrigo da Silva Maia, da Universidade Federal do Ceará. Na ocasião, será abordado o tema “Técnicas de coletas de dados qualitativos”.

 

Na sexta-feira (26/05), a quinta aula do curso de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz abordará o tema “Cultura de paz no ambiente familiar e gestão de conflitos com CNV”, e será ministrada por Almir Nahas, Sandra Caselato e Yuri Haasz.

No sábado (27/05), a partir das 14h, acontece mais uma aula do curso de formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional, e será ministrada por Luciana Maraia, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, que abordará o tema "O protagonismo na EJA: estratégias para o aprendizado significativo".

 

Inscrição no curso AIGEAE AQUI

Inscrição no curso CPJR AQUI

Aula 44 (Curso AIGEAE):

Inscrições na aula AQUI

Assista à aula AQUI

Aulas 45 (Curso AIGEAE) e 4 (Curso CPJR):

Inscrições na aula AIGEAE AQUI

Inscrições na aula CPJR AQUI

Assista às aulas AQUI

Aula 46 (Curso AIGEAE):

Inscrições na aula AQUI

Assista à aula AQUI

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sobral participa de debate virtual sobre a importância dos indicadores municipais para a excelência das cidades

Nesta quinta-feira (18/05), a secretária executiva de Governança da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Kataoka, representou a Prefeitura de Sobral, no Quinta com Debate, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), no Canal da Associação no YouTube.

O debate teve como tema a importância dos indicadores municipais para a excelência das cidades. O objetivo desta edição é discutir sobre a importância desses indicadores como nortes significativos para a compreensão da realidade local e como fonte para a busca de melhorias e soluções que fomentem a transformação do contexto socioeconômico, com vistas a elevar a excelência das cidades.

Durante a ocasião, foram discutidos os indicadores de resultados: conceitos básicos, características gerais e a relação entre indicadores de gestão pública e de desenvolvimento municipal; as boas práticas de gestão e o Prêmio Cidades Excelentes: perspectivas e desafios.

“O melhor do Prêmio Band Cidades Excelentes é poder disponibilizar os indicadores que norteiam os resultados, e assim, qualquer cidadão pode ter acesso aos índices e poderá cobrar melhorias para os seus gestores. O prêmio é o reconhecimento para estimular que os municípios conheçam quem está com os melhores resultados para as boas práticas serem replicadas”, enfatizou a secretária Sílvia.

Participaram também do debate Mirza Quintão, sócia do Grupo Áquila, Carlos Bastos, diretor regional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e Helderiza Queiroz, coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece.

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

É uma iniciativa para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Ordens de serviço de três novas obras são assinadas; investimento é superior a R$ 5 milhões

Na manhã desta quinta-feira (18/05), o Secretário da Infraestrutura, David Bastos, assinou as ordens de serviço que autorizam o início de três novas obras na sede do município. As obras são referentes à conclusão do esgotamento sanitário no bairro Expectativa, construção de drenagem no bairro Padre Ibiapina e uma nova praça no bairro Vila União.

A obra de esgotamento sanitário, no bairro Expectativa, contemplará 5 mil metros de rede coletora. Já a nova obra de drenagem que contemplará a Rua Ressureição, no bairro Padre Ibiapina, terá 811 metros de rede.

O novo equipamento de lazer, no Vila União, possuirá academia, bancos de madeira, iluminação em LED, mesa de jogos, paisagismo, pisos intertravados e podotátil, e playground.

O investimento aplicado nas novas obras, juntas, é superior a R$ 5 milhões, de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e do tesouro municipal. A previsão de entrega está para o 2° semestre deste ano de 2023.

Secretaria da Segurança Cidadã realiza ciclo de palestras sobre a Campanha Maio Laranja

A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Cidadania, realizou, durante os dias 15 a 19 de maio, ações em alusão ao Maio Laranja, que visa o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ação, foi realizada uma panfletagem com a equipe da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Sobral nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, a semana contou com palestras para pais e professores que explicou sobre a campanha do “Maio Laranja” e tratou sobre como identificar os sinais de abuso sexual e como acessar os canais de denúncia.

Maio Laranja

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos.

É importante ser esclarecido que existem dois tipos de violência sexual, o abuso e a exploração. O abuso sexual é qualquer relação entre um adulto e uma criança ou adolescente, ou entre um adolescente mais velho com uma criança, ou outro adolescente de menor idade. Já a exploração é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Se você conhece algum caso parecido ao descrito acima, disque 100 e denuncie. A ligação é gratuita e sua identidade é mantida em sigilo.

Ordens de serviço de três novas obras são assinadas; investimento é superior a R$ 5 milhões

Na manhã desta quinta-feira (18/05), o Secretário da Infraestrutura, David Bastos, assinou as ordens de serviço que autorizam o início de três novas obras na sede do município. As obras são referentes à conclusão do esgotamento sanitário no bairro Expectativa, construção de drenagem no bairro Padre Ibiapina e uma nova praça no bairro Vila União.

A obra de esgotamento sanitário, no bairro Expectativa, contemplará 5 mil metros de rede coletora. Já a nova obra de drenagem que contemplará a Rua Ressureição, no bairro Padre Ibiapina, terá 811 metros de rede.

O novo equipamento de lazer, no Vila União, possuirá academia, bancos de madeira, iluminação em LED, mesa de jogos, paisagismo, pisos intertravados e podotátil, e playground.

O investimento aplicado nas novas obras, juntas, é superior a R$ 5 milhões, de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e do tesouro municipal. A previsão de entrega está para o 2° semestre deste ano de 2023.

Casa do Cidadão Itinerante leva serviços descentralizados ao bairro Sumaré

Para atender demandas da comunidade local, a Coordenadoria da Assistência Social da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), com apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou, nesta sexta-feira (19/05), mais uma edição da Casa do Cidadão Itinerante, desta vez, no bairro Sumaré, na Estação da Juventude.

A secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, afirmou que "os serviços disponibilizados na ação acontecem todos os dias na Casa do Cidadão e nos Centros de Referência da Assistência Social, mas a ação objetiva descentralizar essas ações para bairros e distritos mais distantes das unidades". Emanuelle adiantou que as próximas edições deverão acontecer no distrito de Baracho e no bairro Sinhá Saboia.

Na ocasião, a vice-prefeita Christianne Coelho esteve presente e conferiu os serviços disponibilizados. Em uma breve fala, destacou a importância de descentralizar serviços para as comunidades. "Estamos precisando atualizar os cadastros de muitas famílias. Por isso, apesar desse atendimento ocorrer diariamente na Casa do Cidadão e nos Cras, a Sedhas está levando o serviço às comunidades para facilitar".

Foram ofertados serviços de atualização do Cadastro Único, informações sobre benefícios, inclusive sobre o Mais Infância Ceará e sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC); palestra sobre o BPC na Escola; serviços do Cras Dom José e orientações sobre prevenção ao abuso e exploração sexual com equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Uma inovação da ação em sua terceira edição (anteriores foram em Jordão e no Nova Caiçara) foi a parceria com a Defensoria Pública do Ceará (com demandas como pensão, pensão alimentícia, curatela, tutela e outros) no local. A ação encerrou a Semana da Defensoria, realizada de 15 a 19 de maio, que contou com ações interinstitucionais entre a Sedhas e o órgão.

Bike Setran Infantil ocupa parques da cidade em ações da campanha 'Maio Amarelo: Setran Pela Vida'

A Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) continua promovendo uma série de atividades como parte da campanha "Maio Amarelo: Setran Pela Vida". Uma das iniciativas é o Bike Infantil, que tem animado e ocupado os parques e espaços de lazer por toda a cidade. Na última quarta-feira (17/05), as crianças pedalaram e se divertiram na mini ciclovia do Parque Lagoa da Fazenda.

Todas as quartas-feiras, desde o início da campanha, o Bike Setran Infantil já passou pelo Parque José Euclides (03/05), pela Vila Olímpica Sul (10/05) e pelo Parque Lagoa da Fazenda (17/05). Encerrando as atividades do mês de maio, o último evento do bike infantil está previsto para acontecer no Parque da Estação, na próxima quarta-feira (24/05).

Além do pedal para a criançada, o evento conta com música ao vivo, oficina de pintura, pula-pula e o "TranSol da Alegria", que percorre as ruas próximas aos locais do evento, sempre proporcionando muita diversão para toda a família. As atividades são realizadas com o apoio das secretarias da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Cultura e Turismo (Secult).

O evento contou, ainda, com a presença do chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, e dos secretários do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, e da Juventude, Esporte e Lazer, Eugênio Parceli.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

A importância de uma alimentação balanceada para a saúde do trabalhador é tema do segundo Momento Servidor em Foco

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu, nesta terça-feira (16/05), o segundo Momento Servidor em Foco, com o tema “Qualidade de vida: a importância de uma alimentação balanceada para a saúde do trabalhador”, ministrado pelo nutricionista e servidor da Secretaria da Saúde, Eudes Santos.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, deu início aos trabalhos recepcionando os servidores e agradecendo a presença de todos os participantes. Também participou do momento a secretária executiva das Finanças, Ana Paula Pires, falando sobre as experiências relacionadas ao seu processo de emagrecimento e de reeducação alimentar.

 

A iniciativa visa propiciar aos servidores um momento de troca com multiprofissionais,  abordando a importância da manutenção de uma vida saudável. Durante a palestra, o nutricionista falou sobre a importância de encontrar formas para manter uma refeição de melhor qualidade e com todos os nutrientes necessários, pois um cardápio variado pode fazer a diferença em uma série de tarefas da rotina, assim como o contrário pode ocasionar em dificuldades e problemas. A ocasião também contou com massoterapia para os servidores, proporcionada por uma equipe do Sebrae.

O próximo momento acontecerá no dia 23 de maio, com o tema “Cuidar da saúde mental para a manutenção de um ambiente laboral produtivo e agradável”, ministrada pela psicóloga Solange Melo.

Lançada segunda avaliação do curso de formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional

A Secretaria da Educação de Sobral e o Laboratório Digital Educacional (LDE) lançaram, nesta quarta-feira (17/05), a segunda atividade avaliativa do curso de formação em Aprendizagem Integral, Gestão Escolar e Avaliação Educacional.

A avaliação é composta por duas partes: questionário de identificação e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas ministradas até agora.

Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder à avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.

Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Avaliação 2 AQUI

Construção da Cadeia Criativa inicia etapa de execução estrutural após fase de demolições

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura, segue atualizando a população acerca das obras de construção da cadeia criativa, em construção no Centro de Sobral, atualmente com quase 15% das obras concluídas. Os serviços se concentram, agora, na execução das fundações de concreto para recebimento da estrutura metálica, após a fase de demolições.

A Cadeia Criativa de Sobral é um espaço inovador em construção no edifício histórico da antiga Cadeia Pública de Sobral, que integrará instituições de ensino, ciência, tecnologia e cultura, fortalecendo ainda mais a economia do município.

O projeto prevê o restauro e a reforma do bloco histórico, com uma extensa requalificação dos blocos adjacentes que dão suporte ao edifício.

As obras deverão finalizar no primeiro semestre de 2024. O investimento aplicado é de cerca de R$ 7,3 milhões, de recurso estadual e do tesouro municipal.

Estudantes das escolas municipais de Sobral realizam terceira avaliação de monitoramento mensal do processo de aprendizagem

A Secretaria da Educação de Sobral realizou, entre os dias 8 e 10 de maio, a terceira avaliação mensal de monitoramento mensal do processo de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. Participaram da avaliação cerca de 6 mil estudantes do 2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental.

As avaliações contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e são compostas por questões objetivas, de múltipla escolha, variando a quantidade de questões, entre 20 e 26 itens por avaliação.

As avaliações são realizadas de forma mensal para todos os estudantes regularmente matriculados no 2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental. Os resultados possibilitam a identificação do nível de proficiência e o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem, oferecendo parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria de políticas educacionais.

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral

Jornalista responsável: Saulo Lobo

Contato: (88) 9 9334-8558

Texto: Jocélio Tavares