sexta-feira, 30 de julho de 2021

Sobral em Revista Em nova pesquisa com 13 nomes, Lula tem 33,8% e Bolsonaro 25,2%; Ciro tem 6,6%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, tanto em primeiro quanto em segundo turno, em todos os cenários pesquisados caso as eleições fossem hoje, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo banco Modalmais e instituto de pesquisa Futura Inteligência.

No cenário de pesquisa estimulada que reuniu o maior número de presidenciáveis, 13 no total, Lula tem a menor vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro: 33,8% do petista contra 25,2% do atual chefe do Executivo. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6,6% das intenções de voto e o ex-ministro Sérgio Moro com 6,3%.

Tecnicamente empatados em último lugar estão o ex-ministro Luiz Mandetta (DEM) com 3,4%, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 3,0%, o ativista Guilherme Boulos (PSOL) com 3,0%, João Doria (PSDB) com 2,3%, Eduardo Leite (PSDB) com 1,4%, Simone Tebet (MDB) com 0,8%, Flávio Dino (PSB) com 0,8%, Tasso Jereissati (PSDB), com 0,6% e Rodrigo Pacheco (DEM) com 0,6%. Brancos são 7,9% e indecisos 4,5%.

A pesquisa também mensurou outros cenários com menos candidatos, quatro ao todo, o que levaria à concentração de votos. Nestes, a vantagem de Lula cresce de 8,6 pontos percentuais para entre 12,1 p.p. e 12,7 p.p. Já na pesquisa espontânea, Lula tem 30,1% das intenções de voto e Bolsonaro 24,0%. Neste cenário, indecisos são 25,4% e brancos, 9,8%.

O levantamento ouviu 2.006 eleitores ouvidos entre 23 e 26 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Segundo turno

Nas intenções de voto para o segundo turno, Lula também venceria todos os outros candidatos. Contra Bolsonaro, Lula teria 51,3% dos votos totais e Bolsonaro, 32,9%. O atual presidente também perderia para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista tem 46,6% dos votos totais e Bolsonaro, 33,1%.

Rejeição

Entre os candidatos, Bolsonaro foi o que atingiu o maior índice de rejeição. Dos entrevistados, 49,1% dos eleitores – que podiam apontar um único candidato – disseram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 26,3% apontaram o ex-presidente Lula. A pesquisa também aferiu que 65,9% dos eleitores disseram que Bolsonaro não merece ser reeleito e 30,3% que merece. Para Lula, 48,6% dos entrevistados disseram que o ex-presidente não merece ser eleito novamente e 47,6% que sim.

Via Sobral em revista.

Prefeitura de Sobral realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (30/07)


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, realiza, nesta sexta-feira (30/07), mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para o público geral acima de 31 anos. Também haverá aplicação de segunda dose para os vacinados com a AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan, na sede e distritos.

Nos distritos, a ação acontecerá nas escolas municipais, das 8h às 12h. Na sede, a vacinação ocorrerá no Centro de Educação a Distância (CED), das 8h às 16h30; na Casa da Cultura, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e em escolas municipais, das 8h às 12h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz será para quem recebeu a primeira até o dia 29 de maio. No caso da CoronaVac/Butantan, a vacinação será direcionada para os que receberam a primeira dose até o dia 2 de julho. Para receber a primeira dose é necessário apresentar o cadastro no VacinaSol e documentação com foto. Já para a segunda, basta levar o cartão de vacinação.

A Secretaria da Saúde reforça que as pessoas com sintomas gripais não devem ser vacinadas. Para quem tomou a vacina da gripe (H1N1), a recomendação é aguardar 14 dias para ser vacinado contra a Covid-19.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Sobral em Revista Ciro Gomes faz palestra no Sertão Central e é prestigiado pelo prefeito Elmo Monte, de Varjot

DETALHE

Defensor do meio ambiente, e trabalhando muito para mudar a realidade da sua terra, o prefeito de Varjota, Elmo Monte, acompanhado da vice prefeita Alessandra Pinheiro, e da secretária de Desenvolvimento Social, Arineia Teles.


Via Blog Sobral em revista.

Secretarias se unem para o fortalecimento de políticas públicas para as juventudes rurais


Na manhã desta quinta-feira (29/07), o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Eugênio Parceli, e o coordenador da Juventude, Ismael Mendes, receberam a coordenadora do Desenvolvimento Agrário, Paula Queiroz, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). O objetivo da reunião foi apresentar o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), conhecido como Projeto São José IV (PSJ IV), do Governo do Estado, que investirá R$ 4,5 milhões e beneficiará 300 jovens cearenses da zona rural.

Na oportunidade, o secretário Eugênio Parceli reafirmou as intenções da parceria da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) com a STDE, para o desenvolvimento de ações conjuntas de fortalecimento das políticas públicas para as juventudes rurais, bem como o apoio ao edital São José Jovem, lançado pelo Governo do Ceará, que visa promover a autonomia econômica e social dos jovens da zona rural do Ceará, por meio do auxílio ao desenvolvimento de empreendimentos econômicos agrícolas e não agrícolas.

“Essa parceria vai ser essencial para a gente se aproximar e levar as políticas públicas para a juventude dos distritos e localidades do município de Sobral. Vamos viabilizar essa mobilização da inscrição no São José Jovem, além de pensarmos em outras atividades, de maneira conjunta, para alcançarmos esse público”, destacou o coordenador Ismael Mendes.

SÃO JOSÉ JOVEM

Serão selecionadas 300 jovens de comunidades rurais do Ceará, com idade entre 18 e 29 anos, que estudam ou estudaram em escolas públicas.

A inscrição será feita on-line, a partir de 28 de agosto, mediante a gravação de um vídeo com duração máxima de 3 minutos, fazendo a defesa do projeto e do porquê do interesse na formação em empreendedorismo e apoio financeiro para implementação da ideia.

Cada projeto vencedor receberá R$ 15 mil. O investimento será de R$ 4,5 milhões para a execução da iniciativa.

Edital AQUI

Terceira parcela do IPTU vence nesta segunda-feira (02/08)

A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) vence nesta segunda-feira (02/08). Os contribuintes podem emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no Espaço do Contribuinte, localizado no Sobral Shopping, ou acessando o site da Prefeitura. O tributo pode ser pago em até oito parcelas, desde que o valor do imposto seja de, no mínimo, R$ 50,00.

Para ter acesso ao documento, o contribuinte deve acessar o link sobral.ce.gov.br e, na aba "serviços ao cidadão", procurar por "IPTU". Com o número de inscrição do imóvel ou CPF/CNPJ da pessoa física ou empresa, basta selecionar qual parcela deseja pagar. Depois é só imprimir o boleto com código de barras para pagamento.

A Secretaria das Finanças (Sefin) lembra que, após o pagamento da terceira parcela, vão restar cinco cotas que deverão ser pagas nos dias 1º de setembro, 1º de outubro; 1º de novembro; 1º de dezembro e no dia 20 de dezembro.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Prefeitura de Sobral prorroga inscrição para seleção de gestores escolares até 27 de julho

A Prefeitura de Sobral prorrogou as inscrições para a seleção pública para gestores escolares, que poderão atuar como diretor escolar ou coordenador pedagógico. Os interessados agora têm até o dia 27 de julho para fazer a inscrição no portal de seleções da Prefeitura de Sobral (https://bit.ly/3x7Hw48).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter ensino superior completo em Pedagogia ou áreas afins e experiência mínima de dois anos de docência. O processo seletivo será conduzido pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

A seleção será realizada em seis etapas: prova escrita; curso de aperfeiçoamento em metodologias, práticas pedagógicas e tecnologias educacionais; curso “Novos paradigmas para a gestão escolar-Formação de líderes”; provas situacionais; entrevista; e análise de títulos.

As inscrições deferidas e os locais ou links das provas serão divulgados nos dias 2 e 3 de agosto, respectivamente, no site da Secretaria da Educação. A prova escrita será realizada no dia 4 de agosto e o resultado final do processo será divulgado no dia 17 de dezembro de 2021.

Primeiro aditivo ao Edital nº 009/2021 AQUI – https://bit.ly/3x5go5P

Inscrições AQUI – https://bit.ly/3zJV8Ei

Com queda de 67%, Ceará tem média de 588 casos diários de Covid-19 em julho


Com a atenuação da segunda onda pandêmica no Estado, o Ceará conta com queda de 67,78% na média diária de infecções confirmadas pela covid-19 em julho - até o dia 27 - em relação ao mês anterior. Atualmente, a região dispõe de uma média de 588 novos casos por dia. Em junho, este número era de 1.825.Ainda de acordo com as informações do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa), estes índices vêm baixando gradativamente desde abril, onde houve pico na média de infecções diárias, com 4.455 casos. Já maio teve média de 3.977; março de 4.032; fevereiro de 2.419 e janeiro de 1.360.

Fonte Diário do Nordeste.


Secretaria da Segurança Cidadã lança projeto para atendimento psicossocial à Guarda Municipal

 


A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, lançou, no último mês de junho, o projeto Espaço Humanizar. O projeto é voltado, exclusivamente, para a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). A iniciativa oferece um suporte psicossocial gratuito aos agentes.

O atendimento tem como objetivo oferecer os primeiros cuidados psicológicos aos guardas, identificando conflitos emocionais que interfiram na qualidade de vida desses profissionais, facilitando a adaptação diante de situações críticas e prevenindo o agravamento de doenças mentais.

No diálogo é possível desenvolver uma relação terapêutica que amenize as angústias atreladas ao trabalho da Guarda no dia a dia, permitindo a ambos, psicólogos e guardas, descobrirem caminhos para a construção de uma Guarda Civil Municipal mais humanizada e saudáveI", explicou Carlos Castro, psicólogo responsável pelo atendimento.

Além do acolhimento psicológico é oferecido também o serviço de assistência social, cujo intuito é contribuir com a qualidade de vida dos agentes usando a rede de apoio e serviços, para a garantia dos direitos, conforme disse Dayana Mendes, responsável pelo Núcleo de Cuidado.

Mercado Público de Sobral tem coleta de 800 quilos de resíduos orgânicos semanalmente


No interior do Mercado Público de Sobral, administrado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), são coletados cerca de 800 quilos de resíduos orgânicos semanalmente. Os resíduos são compostos por hortaliças, frutas, folhas e cascas de alimentos. Essa ação faz parte da coleta seletiva de Sobral, realizada pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep).

O material é encaminhado para o pátio municipal de compostagem, onde o resíduo orgânico é transformado em um composto natural que é utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais. A coleta é feita por uma equipe de limpeza do Mercado Público, com o auxílio de um profissional da Sesep.

De acordo com o gerente estratégico da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Igor Pontes, houve um trabalho de conscientização da equipe do mercado para que compostos orgânicos fossem separados pelos permissionários. ‘’Nossa responsável técnica iniciou o trabalho de conscientização com os permissionários. Os que aderiram à prática da separação dos resíduos receberam um cesto de lixo, próprio para o descarte de material orgânico. Nos arredores do mercado, o trabalho de conscientização com os comerciantes foi feito em parceria com a Sesep’’, explicou o gerente.

Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente visita estufa do projeto Flores do Sertão

 


O superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, esteve, nesta terça-feira (27/07), conhecendo a estufa do projeto Flores do Sertão, que fica ao lado do prédio do Horto Municipal José Cysne Frota, no Serrote do Piaba, distrito de Bonfim. A visita teve como objetivo conhecer o espaço e integrar ações em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), que acompanha o projeto.Em seguida, a coordenadora do Desenvolvimento Agrário da STDE, Paula Vanessa Queiroz, acompanhada do diretor da Escola Agrícola, Gerardo Aguiar, conheceu o espaço de produção experimental do Horto Municipal que foi apresentado pelo assessor técnico da Educação Ambiental da AMA, Jorge Prado.

Ceará deve usar R$ 337 milhões de verba própria por doses da vacina Sputnik V

Caso as 5,5 milhões de doses da vacina Sputnik V contra a Covid negociadas pelo Governo do Ceará com a Human Vaccine LLC, subsidiária do Fundo Russo de Investimentos Diretos, cheguem ao Estado, a gestão estadual deverá pagar R$ 337 milhões pelos imunizantes. A compra, feita por conta própria, devido à lentidão do Governo Federal na aquisição de vacinas, usará verbas do Fundo Estadual de Saúde. Nesta semana, o Estado deve receber o primeiro lote de Sputnik V, com 183 mil doses. A dose foi negociada a 9,95 dólares. Numa conversão entre o custo total e a quantidade integral de vacinas compradas, é possível estimar que cada dose custará ao Ceará cerca de R$ 60,49. Logo, a imunização completa de cada cearense que tomar a Sputnik V sairá por R$ 120,98, a ser pago com recursos específicos do Estado. O imunizante russo é aplicado em duas doses com um intervalo de 21 dias entre elas. 

Fonte Diário do Nordeste.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Prefeitura de Sobral lança edital para seleção de secretário escolar

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, lançou, na quarta-feira (16/07), um edital para processo seletivo simplificado para a composição de banco de secretários escolares. As inscrições serão realizadas de 19 a 28 de julho, no portal de seleções da Prefeitura de Sobral http://selecao.sobral.ce.gov.br/.

O custo da inscrição será a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado para famílias em vulnerabilidade social. O alimento deverá ser entregue em uma das escolas públicas municipais listadas no anexo V do edital, de 29 de julho a 6 de agosto.

A seleção pública será composta de duas etapas: a 1ª fase será a análise e avaliação curricular (classificatória e eliminatória); e a 2ª será a participação no Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais (classificatória).

O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 23 de agosto e a divulgação do resultado final ocorrerá em 10 de dezembro, de forma on-line.

Edital AQUI – https://bit.ly/3kNsFcC

Cid Gomes envia cerca de R$ 27 milhões para enfrentamento da pandemia no Ceará

 


No primeiro semestre de 2021, ainda em pandemia, o mandato do senador Cid Gomes (PDT-CE) foi de relevância em diversos temas, com destaque para a saúde. Sua atuação reflete na destinação de suas emendas ao Orçamento da União, que liberação prioritária e já devem começar a ser pagos, em que deu prioridade absoluta ao setor, beneficiando 39 municípios e o Estado do Ceará com cerca de R$ 27 milhões voltados ao enfrentamento da pandemia, para o custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial e para estruturação de Unidades de Atenção Especializada.

Fonte Sobral em Revista

Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico participa de lançamento de edital para projetos empreendedores

 


Na última quarta-feira (21/07), a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Sandra Arcanjo, participou do lançamento do edital de seleção de projetos empreendedores do Programa Clusters Econômicos de Inovação, iniciativa do Governo do Estado do Ceará.

O edital é resultado de uma ação conjunta das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com apoio da Prefeitura de Sobral.

O objetivo é apoiar projetos de empreendimentos inovadores que tenham como foco solucionar os problemas de 24 clusters, grupos de empresas concentradas em um local e que têm características em comum, de nove regiões do Ceará.

De acordo com a secretária Sandra Arcanjo, fortalecer parcerias para o desenvolvimento do ecossistema de inovação é uma prioridade da Prefeitura de Sobral.

Prefeito se reúne com grupo de executivos do Estado para tratar sobre novos negócios em Sobral


O prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta quarta-feira (21/07), um grupo de executivos do Governo do Estado para tratar sobre atração de novos negócios em diversas áreas para Sobral.

Durante o encontro, Ivo Gomes colocou a Prefeitura à disposição para intermediar as negociações com empresas, que, segundo o prefeito, “têm muito potencial de gerar emprego e renda para os sobralenses”.

Os executivos destacaram a qualidade da infraestrutura que Sobral oferece, bem como a referência em Educação, como importantes atrativos para novos negócios.

De acordo com o secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo do Estado, Kennedy Montenegro, o município está preparado para receber novos empreendimentos, especialmente quando o novo aeroporto estiver concluído em 2022.