terça-feira, 27 de novembro de 2018

Zezinho Albuquerque assume pela sexta vez o Governo do Ceará

O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque(PDT), assumiu interinamente, nessa noite de segunda-feira, o Governo do Ceará. Foi pela sexta-vez, já que Camilo Santana encontra-se em em Israel e a vice-governadora, Izolda Cela, onde participa de um curso de gestão na Universidade de Oxford, na Inglaterra, a convite da Fundação Lemann. Zezinho Albuquerque retorna ao comando do estado após o período eleitoral que o impedia de assumir o cargo. Ele diz que vai articular a aprovação da proposta orçamentária 2019 do Estado para o começo de dezembro. Ou seja, quer liquidar logo essa fatura antes do Natal.
Fica como governador até a próxima sexta-feira, 30.
Via Blog do Eliomar de Lima

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Chuvas causam transtornos neste domingo em cidades da Região do Cariri

Resultado de imagem para chuvas no ceará
A Região do Cariri voltou a receber chuvas neste domingo (25). As precipitações causaram transtornos em algumas cidades. No Crato, a chuva abriu um buraco na estrada vicinal que liga a Vila Padre Cícero à Vila Planalto, em Juazeiro do Norte.Houve registro de precipitação nos municípios de Farias Brito, Campos Sales, Nova Olinda e Altaneira. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há 90% de possibilidade de haver chuvas em algumas cidades da Região do Cariri nas próximas 24 horas. Neste domingo pela noite haverá nebulosidade variável com pancadas de chuva localizadas. Temperatura estável.
Via Diário do Nordeste.


Próstata é segunda causa de câncer em homens maduros no País

Camisa azul escura com laço de fita azul, em alusão à campanha Novembro Azul, que alerta sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é a segunda principal manifestação de tumor maligno em homens maduros no Brasil, informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão estima que até o fim deste ano tenha sido diagnosticados mais de 68 mil casos da doença no País. Não há formas de preveni-lo. Assim, a única maneira de combater a patologia é a realização de exames regulares, de forma que o tumor seja descoberto em fase inicial. Em razão da importância do diagnóstico precoce, a campanha mundial Novembro azul procura conscientizar anualmente os homens acerca o problema, incentivando-os à ida ao urologista. Ela busca também acabar com o preconceito que costuma estar associado ao exame retal.

Desigualdade de renda para de cair no Brasil após 15 anos, e número de pobres cresce, aponta ONG

Resultado de imagem para pobreza extrema
A desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (26) pela Organização Não Governamental Oxfam. Com isso, o Brasil subiu um degrau no ranking mundial de desigualdade de renda, passando a ser o 9º país mais desigual.De acordo com a entidade, desde 2002 o índice de Gini da renda familiar per capita vinha caindo a cada ano, o que não foi observado entre 2016 e 2017, quando ficou estagnado em 0,549 (quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade).“O país estagnou em relação à redução das desigualdades, e o pior: podemos estar caminhando para um grande retrocesso”, afirma em nota Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil.No relatório, intitulado “País Estagnado”, a Oxfam aponta ainda que entre 2016 e 2017 o Brasil se manteve no mesmo patamar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), seguindo na 79ª posição em um ranking de 179 países. O indicador com maior impacto negativo foi o de renda, que registrou queda sobretudo nas menores faixas.número de pobres cresceu 11% em 1 ano, atingindo 15 milhões de brasileiros 2017 (7,2% da população);rendimentos do trabalho dos 10% de brasileiros mais ricos cresceram 6% de 2016 para 2017; já entre os 50% mais pobres, a renda caiu 3,5%;rendimento médio do 1% mais rico é 36,3 vezes maior que o dos 50% mais pobres;volume de gastos sociais no Brasil retrocedeu ao patamar de 2001;
negros ganham em média 53% dos rendimentos médios de brancos;pela 1ª vez desde 1990, o Brasil registrou alta na mortalidade infantil, que subiu de 13,3, em 2015, para 14 mortes por mil habitantes em 2016.
Fonte G1.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia neste sábado (24/11)



A Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina começa neste sábado (24/11) e segue até 23 de dezembro. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Todos os bairros de Sobral contarão com postos de vacinação, além de pontos de apoio que irão funcionar em locais específicos, das 8h às 17h."Ano passado conseguimos superar a meta e alcançamos 101,63% do que era estabelecido pelo governo do Estado, em números absolutos essa porcentagem corresponde a 32.458 cães. Esse ano a meta do município de Sobral é imunizar 34.989 cães e 33.180 gatos”, lembrou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.Caso o dono não posso levar o animal para o "Dia D" da campanha, os animais poderão ser vacinados na Unidade de Vigilância de Zoonoses (Rua Finlândia, nº 201, Parque Silvana II), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras informações: (88) 3611 2219
Locais que terão postos de vacinação no "Dia D" AQUI

Ciro Gomes recebe alta após cirurgia na próstata

Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na disputa presidencial, recebeu alta médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nessa quinta-feira (22) depois de ter sido submetido a uma cirurgia na próstata segunda-feira (19), para tratamento do crescimento benigno da glândula. A informação é do Portal G1.Em nota divulgada na quarta-feira em sua conta no Instagram, Ciro Gomes diz que “o procedimento, realizado pelo dr. Miguel Srourgi, transcorreu com normalidade”.Durante a campanha eleitoral, Ciro Gomes precisou fazer um procedimento cirúrgico também no Sírio-Libanês. No dia 25 de setembro, Ciro foi “submetido a uma intervenção cirúrgica de menor porte com cauterização das áreas hemorrágicas”. O procedimento foi endoscópico, sem corte, e durou 30 minutos.Na época, o hospital divulgou o boletim médico afirmando que “no futuro, talvez torne-se necessária novas avaliações para se evitar repetição de episódios semelhantes”.
Via Blog do Eliomar de LIma.

Hospital Regional Norte convida população em Sobral para doar sangue nesta quinta, 22

Resultado de imagem para Hospital Regional Norte convida população em Sobral para doar sangue nesta quinta, 22
Há três anos, a assistente administrativa Crisiane Miranda dos Santos, 33, é doadora assídua de sangue. O desejo de ajudar a salvar vidas a impulsiona a aderir à Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará. A campanha é realizada três vezes ao ano (fevereiro, junho e novembro), entre os colaboradores e visitantes. A mobilização será nesta quinta-feira, 22, no ambulatório do HRN, das 8 às 18 horas. A expectativa é alcançar 100 bolsas de sangue.“Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN. Segundo ela, a ação social existe há cerca de 4 anos. O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, motivou a Campanha de Doação de Sangue no Hospital Regional Norte. Para Crisiane, doar sangue é sempre uma alegria. “Sou doadora porque é uma satisfação saber que posso ajudar alguém com um ato tão simples”, ressalta.Para doar sangue, é necessário levar documento oficial de identidade com foto, estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg; descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h) e bem alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação). O intervalo de doação para homens é de dois meses (máximo de quatro doações em um ano) e para mulheres é de três meses (máximo de três doações no período de um ano).É preciso ainda não ter diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, não estar grávida ou amamentando, não estar exposto a doenças transmissíveis pelo sangue, não ser usuário de drogas e não ter relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Serviço:

Campanha de Doação de Sangue do HRN

Dia: 22 de novembro (quinta-feira)

Horário: 8 às 18h

Local: Ambulatório do Hospital Regional Norte – Av. John Sanford, 1505 - Junco, Sobral - CE

Informações: (88) 3677-9336

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Votação do Escola sem Partido é adiada pela quinta vez na Câmara

Após quase sete horas de espera, foi cancelada na noite de ontem (21) a reunião da comissão especial que analisa o projeto de lei, conhecido como Escola sem Partido. Foi a quinta vez que o colegiado tentou fazer a leitura do relatório do deputado federal Flavinho (PSC-SP). Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira (22), às 9h.Por tramitar em caráter conclusivo, caso seja aprovado na comissão e não haja pedido para que o projeto seja analisado em plenário, o Escola sem Partido poderá seguir diretamente para o Senado Federal. No entanto, partidos da oposição estudam apresentar recursos para que o texto seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados.O projeto prevê, entre os princípios do ensino, o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa, além de estabelecer que as escolas tenham cartazes com os deveres do professor, entre os quais a proibição de usar sua posição para cooptar alunos para qualquer corrente política, ideológica ou partidária. Conforme o projeto, o professor não poderá incitar os alunos a participar de manifestações e deverá indicar as principais teorias sobre questões políticas, socioculturais e econômicas.O texto determina uma série de proibições para os docentes das escolas públicas e privadas da educação básica, como promover suas opiniões, concepções, preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias, bem como o uso de termos como “gênero” ou “orientação sexual” no ambiente de ensino.

(Agência Brasil)

Eunício Oliveira diz que jamais faria vingança política mesmo contra traidores como Roberto Cláudio

Alvo de acusações de aliados do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), contra-atacou ontem. “Não julgo nem julgarei ninguém, mas não aceito que alguém transfira sua incompetência de gestão para alguém que só contribuiu com Fortaleza”, disse o parlamentar. “Jamais farei vingança política, mesmo com os traidores.”Apontado como responsável pelo atraso na liberação de empréstimo de US$ 150 milhões para o município, o emedebista acrescentou que chegou a “correr atrás (do empréstimo), mas depois não tive mais notícias dele porque o prefeito não fala mais comigo desde 20 de julho”.Nesse dia, contou Eunício, “nós nos reunimos na casa do governador Camilo e fechamos um acordo sobre eleições, acordo de entendimento político”.O presidente do Senado então assegurou que essa foi “a última vez que o prefeito esteve comigo, quando ele disse que ia me apoiar (nas eleições) e depois fez um acordo paralelo com meus adversários”.Sobre o trâmite da operação de crédito no Parlamento, Eunício falou que “não tem informação” porque o prefeito não o atende mais. “Do dia 20 até agora, às 15h50min do dia 21 de novembro, ele não me atendeu mais e nem mais falou comigo. Muitas vezes cheguei a procurá-lo, e ele não me atendeu.”Questionado se teria atuado para bloquear o repasse depois de perder a eleição, o parlamentar negou. “Jamais faria isso. Não tenho idade pra mentir. Não traio, não minto e não retalio, porque acho que isso não é da política. Querer escamotear a verdade colocando a culpa no Congresso é falta de respeito”, respondeu.O processo de liberação dos recursos, contratados junto ao Banco Mundial e destinados a obras de preservação do meio ambiente em Fortaleza, já havia chegado ao Senado, última etapa antes da aprovação pelo governo. Sem razão aparente, todavia, o projeto voltou para a Casa Civil de Michel Temer (MDB).Na última terça-feira, parlamentares da base de RC na Assembleia e na Câmara de Vereadores criticaram o senador. Para eles, Eunício teria barrado deliberadamente o dinheiro para retaliar o prefeito.Terceiro colocado na disputa por duas das três vagas no Senado pelo Ceará, o emedebista não se reelegeu. Na Capital, ficou apenas em quarto lugar, atrás de Cid Gomes (PDT), Eduardo Girão (Pros) e Mayra Pinheiro (PSDB).Eunício atribui a derrota ao prefeito. “O Ceará é detentor de um dos três poderes da República (o Legislativo, presidido pelo senador). Foi a traição do Roberto Cláudio que retirou esse poder que o estado tinha”, avaliou.“O ministro das Cidades está aqui na minha casa”, continuou Eunício. “Nós estamos assinando mais 3,5 mil habitações em Fortaleza hoje. Isso tudo depois da traição e das eleições.”O emedebista declarou ainda que, todas as vezes em que RC o contatou, ele atendeu. “Liberei R$ 448 milhões pro município. Fui despachante da Prefeitura, inclusive para o custeio da saúde da Capital, com R$ 3 milhões para a Santa Casa, que eu não sei se ele repassou.”Procurada, a Prefeitura informou que não se pronunciaria sobre as críticas de Eunício Oliveira e que aguarda a aprovação do empréstimo de US$ 150 milhões, retido no governo.

(Fonte Jornal O POVO).

Novo Alto do Cristo contará com mirantes, anfiteatro e rampas de acesso

A Prefeitura de Sobral deverá entregar à população, no início do próximo ano, o Novo Alto do Cristo. A obra inclui a restauração do monumento do Cristo Redentor e a urbanização das ruas no entorno do monumento. A requalificação da área contará com escadaria ligando o Alto do Cristo ao Centro, através da Escola de Belas Artes (antiga estação ferroviária). Contará também com mirantes, equipamentos de ginástica, anfiteatro, playground, mesas de jogos, estacionamento e rampas de acesso. O objetivo é criar novos espaços de convivência para a comunidade, além de promover acessibilidade e valorização do próprio bairro. O projeto arquitetônico do Novo Alto do Cristo vai beneficiar não apenas os moradores do Alto do Cristo, mas toda a população de Sobral. As obras vão requalificar um dos principais cartões postais da cidade. De acordo com a arquiteta Marcely Barreira, uma das responsáveis pelo projeto, a obra trará um impacto positivo direto sobre os moradores do bairro. "Eles vão morar em um lugar requalificado, com área verde, onde as crianças vão poder brincar, as pessoas vão poder fazer atividades físicas e participar de atividades culturais em uma área bastante privilegiada", disse a arquiteta, lembrando que toda a população será beneficiada com a obra, porque contemplará toda a cidade, inclusive incrementando o setor turístico.

Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente promove visita ao Hemoce para que servidores doem sangue

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), promove, nesta sexta-feira (23/11), um dia de visita ao Hemoce, para que os servidores interessados possam contribuir com a doação voluntária de sangue.O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro, onde técnicos capacitados acompanham todos os voluntários nesse momento. Não há riscos para o doador (nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação). O volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Esse volume é reposto em até 24 horas após a doação, não afetando a saúde do doador. Cerca de 450 ml de sangue doado, equivalente a uma bolsa de sangue, que pode ajudar a salvar até 4 vidas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Estado do Ceará em destaque na economia brasileira

Resultado de imagem para ceará um estado lindo
Enquanto cinco estados do Nordeste perderam receita bruta oriunda da revenda de mercadorias, o Ceará se destacou e teve o maior crescimento da região, passando de R$ 67,1 bilhões para R$ 85,7 bilhões (27,61%).Já na margem de comercialização, o Estado foi de R$ 13,4 bilhões em 2013 para R$ 17,9 bilhões em 2016. Com o resultado, o comércio cearense passou de concentrar 2,18% deste índice em todo o País para 2,43%.

Rodrigo Maia está sendo fritado pela turma do Bolsonaro

A sensação no DEM é a de que, ao fazer três ministros do partido sem passar por Rodrigo Maia (RJ), Onyx Lorenzoni, futuro chefe da Casa Civil de Bolsonaro, está, de gota em gota, minando o poder do presidente da Câmara dos Deputados e de ACM Neto, que preside o partido.Ou seja, o projeto de reeleição de Maia para a Câmara estaria afundando.O DEM, bom lembrar, é um dos partidos que o senador eleito Cid Gomes (PDT) quer incluir no bloco de oposição ao governo Bolsonaro.
Via Blog do Eliomar d e Lima.

Sobral recebe certificação do Selo Município Verde nesta quarta-feira (21/11)

O município de Sobral receberá, durante solenidade nesta quarta-feira (21/11), em Fortaleza, a certificação do Selo Município Verde, programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). São premiados os municípios cearenses onde se identifica ações protetivas do meio ambiente com os melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, de acordo com o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), tendo como critério de participação a efetividade do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).Serão certificados 24 municípios que obtiveram o mínimo de 50 pontos na classificação geral nas categorias A, B e C. Sobral classificou-se na categoria B, junto com as cidades Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu e Novo Oriente. A categoria retrata um cenário de sustentabilidade ambiental mediana, considerando que as ações ambientais exercidas no âmbito do território apresentam coerência com o que determina os preceitos legais de gestão ambiental urbana."Sobral será agraciado novamente e completa 11 títulos, destacando-se pelo trabalho diferenciado na prioridade e implementação das políticas públicas intersetoriais, aliado ao compromisso dos gestores e técnicos de todas as secretarias e autarquias, que compõem o grupo de trabalho e atuam de forma proativa na implantação das ações, coleta e sistematização de dados para a obtenção dos indicadores deste selo", afirma Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral e coordenadora da certificação.

Prefeito e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará visitam obras da Escola de Belas Artes

O prefeito Ivo Gomes e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), Emanuel Maia Mota, acompanhados de uma equipe técnica do conselho, visitaram, nesta terça-feira (20/11), as obras de construção da Escola de Belas Artes de Sobral (antiga Estação Ferroviária). O espaço abrigará cursos de artes plásticas e outras atividades promovidas pela Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).Antes da visita, durante reunião no gabinete, Ivo Gomes e Emanuel Maia Mota firmaram parceria para efetivação de fiscalizações de obras no município.