segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Fim de semana marcado por grandes operações: Polícia Militar realiza prisões, apreende drogas, armas e mais de R$ 15 mil em Sobral e Massapê


O fim de semana foi de intensa atuação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nos municípios de Sobral e Massapê, com várias ações que resultaram em prisões, apreensões de drogas, armas e altas quantias. As operações foram conduzidas por equipes do 4º Batalhão do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), que vem intensificando o combate ao tráfico e à criminalidade na Zona Norte do Estado.


🚨 Sobral: drogas, armas e mais de R$ 11 mil apreendidos

Na manhã de sábado (8), por volta das 8h30, as equipes RAIO 01 e RAIO 07 prenderam um homem no bairro Recanto 2. Ele é suspeito de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e envolvimento em homicídios. No imóvel, foram encontrados mais de um quilo de crackcocaína, maconha, além de um revólver calibre .38, munições, balanças de precisão e R$ 11.653,75 em espécie.

O suspeito foi autuado pelos crimes de tráfico (art. 33 da Lei de Entorpecentes) e porte ilegal de arma de fogo (art. 14 do Estatuto do Desarmamento).


🚓 Expectativa: entorpecentes encontrados após denúncia anônima

Ainda em Sobral, por volta das 15h, equipes RAIO 07 e Fiscal RAIO atenderam a uma denúncia sobre tráfico de drogas em um bar na Rua Maria Alice Barreto, no bairro Expectativa. Ao chegarem ao local, os policiais flagraram um suspeito fugindo pelos muros das casas vizinhas.

Durante as buscas, foram localizados 179 g de cocaína, 78 g de maconha, 10 g de crack, além de R$ 1.152,00 e uma balança de precisão. O material foi encaminhado à Delegacia Municipal de Sobral, onde o caso foi registrado.


⚡ Alto Novo: traficante preso com drogas e dinheiro

Já no bairro Alto Novo, a RAIO 05 e RAIO 04 realizaram a prisão de um indivíduo suspeito de tráfico de drogas. Durante patrulhamento na Rua Iracema, os policiais flagraram o suspeito tentando se desfazer de uma caixa com entorpecentes e dinheiro.

No total, foram apreendidos 87 g de cocaína, 10 g de crack, 21 g de maconha, uma balança de precisão e R$ 1.130,00 em espécie.


🚨 Massapê: prisão em flagrante no bairro Rodagem

Encerrando as ações do fim de semana, por volta das 21h20, a equipe RAIO 12 prendeu Paulo César de Lima Souza (29), flagrado transportando drogas no bairro Rodagem, em Massapê.
Durante a fuga, ele tentou se desfazer de um pacote contendo 403 g de cocaína, um cigarro de maconha, materiais de embalagem e R$ 1.877,00.

O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Municipal de Sobral.


👮‍♂️ Ações integradas e apoio da população

As ocorrências refletem o forte trabalho integrado das equipes do BPRAIO e o apoio da população por meio de denúncias anônimas, que têm sido fundamentais para o sucesso das operações.

A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
📞 Disque 181
📱 Disque Denúncia RAIO Sobral: (88) 99286-9349

🟦 Polícia Militar do Ceará – Raça de Fortes, Povo de Bravos!

Liderança Edmundo Borges se reúne com senador Cid Gomes em almoço no Caracará


No último sábado, a liderança política Edmundo Borges esteve reunida com o senador Cid Gomes durante um almoço na residência do amigo Zé Amaro, no distrito do Caracará, em Sobral. O encontro contou com a presença de diversos amigos e lideranças locais, em um clima de amizade, fartura e, principalmente, diálogo em busca de melhorias para a região. Durante a roda de conversa, Edmundo Borges reafirmou sua lealdade ao grupo político dos Ferreira Gomes, com quem mantém uma parceria sólida há mais de 30 anos. Segundo ele, essa aliança continuará firme e voltada ao desenvolvimento do povo sobralense e das comunidades da zona rural. Em tom de anúncio, Edmundo comunicou ao senador Cid Gomes que já está definido o apoio à candidatura de Tim Gomes para deputado estadual em 2026, decisão tomada em parceria com o vereador Ajax Cardoso. Já em relação ao cargo de deputado federal, Edmundo afirmou que está aguardando uma nova conversa com o vereador Ajax, hoje seu líder na Câmara Municipal de Sobral, para seguir a indicação que for definida pelo grupo. O almoço, marcado por momentos de descontração e boas conversas, deixou Edmundo Borges bastante otimista. “Saí muito feliz e com a certeza de que grandes novidades estão por vir para o Caracará e toda a nossa região”, declarou o líder, que vem se destacando pelo trabalho próximo à comunidade e pelo compromisso com o desenvolvimento local.


 

Rio Vale Engenharia abre vagas para obras da nova fábrica de calçados em Cariré

    Figura Ilustrativa.


Rio Vale Engenharia abre vagas para obras da nova fábrica de calçados em Cariré A empresa Rio Vale Engenharia, responsável pela construção da nova fábrica de calçados em Cariré, está com diversas vagas de emprego abertas para profissionais da área da construção civil. As oportunidades são para atuação direta nas obras do empreendimento, que seguem em ritmo acelerado no município. Entre as funções disponíveis estão: pedreiro, servente, carpinteiro, meio carpinteiro, ferreiro, ajudante de ferreiro, pintor de obras, soldador e auxiliar de estrutura metálica. As contratações serão realizadas para o canteiro de obras da nova fábrica, que representa um importante investimento na geração de empregos e no desenvolvimento econômico local. Os interessados em participar do processo seletivo podem obter mais informações e orientações sobre a candidatura diretamente com a empresa Rio Vale Engenharia, pelo telefone (88) 99621-3525.


quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Prefeito de Sorocaba do PL é afastado em investigação da PF sobre desvios na Saúde


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 6, a segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e aliados por suspeita de desvios de recursos da Saúde. Ele foi afastado do cargo por ordem judicial por 180 dias. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito disse vai “verificar tudo o que aconteceu”. Procurada, a prefeitura informou que o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, assumiu a administração “até que os fatos sejam esclarecidos, garantindo a plena continuidade dos serviços públicos ”.“A prefeitura de Sorocaba reforça seu compromisso com a transparência e o respeito às decisões judiciais”, diz a nota. Duas pessoas foram presas preventivamente. Além disso, a PF fez buscas em sete endereços ligados aos investigados. O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, e os proibiu de manter contato. A Polícia Federal investiga indícios de fraudes na contratação emergencial de uma organização social para administrar unidades de saúde da prefeitura. O inquérito também mira operações suspeitas que aparentem ter sido usadas para lavagem de dinheiro, como depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias. A análise do material apreendido na primeira fase da operação, deflagrada em 10 de abril de 2025, permitiu identificar novas pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas no esquema, que são alvo desta etapa. Na primeira fase da Operação Copia e Cola foram apreendidos R$ 1,7 milhão em dinheiro vivo. A maioria do dinheiro – R$ 863.854,00 – estava em caixas de papelão encontradas em um carro em São Paulo. O veículo pertence a um pastor apontado como operador financeiro do suposto esquema Grande quantia – R$ 646.350,00 – também foi apreendida em um endereço em Araçoiaba. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.

Fonte: GC+ Sobral Online.

Deputado Tin Gomes participa de audiência pública da COFT em Tamboril para discutir o Orçamento 2026 do Ceará

 


O deputado Tin Gomes, relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 do Governo do Estado do Ceará, participou nesta quinta-feira (6) da 2ª audiência pública itinerante da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), realizada no município de Tamboril. O encontro teve como objetivo apresentar e debater as diretrizes do orçamento estadual para o próximo exercício, promovendo transparência e diálogo com a população sobre a destinação dos recursos públicos. A audiência contou com a presença do presidente da COFT, deputado Sérgio Aguiar, do prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, do presidente da Câmara Municipal, Manuel Sales, do deputado Joea Mota e do deputado Missias do MST, além de lideranças políticas e representantes da sociedade civil. Durante o encontro, o deputado Tin Gomes destacou a importância de aproximar o debate orçamentário das comunidades.“Dialogar com a população e ouvir suas demandas é essencial para construirmos um orçamento mais participativo e democrático. Nosso compromisso é levar essa discussão a todas as regiões do Ceará ao longo do mês de novembro”, afirmou o parlamentar. As audiências itinerantes da COFT seguem sendo realizadas em diferentes regiões do estado, ampliando a participação popular e fortalecendo o processo de planejamento das políticas públicas para 2026.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do deputado Tim Gomes







Cresce apoio à pré-candidatura de Antonio Martins a deputado federal no Ceará





O cenário político cearense ganha novos contornos com o avanço da pré-candidatura do prefeito Antonio Martins a deputado federal. Nos últimos dias, o gestor tem recebido manifestações de apoio de prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais, suplentes de vereador e diversas lideranças políticas de diferentes regiões do estado. O movimento, que já reúne representantes de quase 30 cidades cearenses, evidencia o fortalecimento da articulação de Antonio Martins no interior do Ceará e a consolidação de seu nome como uma das apostas para a renovação da representação cearense na Câmara Federal. As lideranças que aderiram ao projeto destacam a trajetória pública do prefeito, marcada, segundo elas, pelo compromisso com o desenvolvimento regional, a gestão participativa e o diálogo constante com as comunidades. O apoio crescente à pré-candidatura é visto por analistas locais como um sinal de ampla convergência política, que ultrapassa fronteiras partidárias e reforça a capacidade de Antonio Martins de construir pontes e alianças. Com adesões que continuam a se expandir, o movimento em torno do nome de Antonio Martins promete ganhar ainda mais força nos próximos meses, consolidando-se como uma das articulações políticas mais expressivas do interior cearense neste período pré-eleitoral.


terça-feira, 4 de novembro de 2025

UVA abre seleção pública para Professor Substituto


Estão abertas as inscrições para a seleção pública de professor substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A oportunidade é destinada a profissionais que desejam atuar no ensino superior e contribuir para a formação acadêmica na instituição. Os interessados podem conferir as áreas disponíveis, os requisitos e os prazos diretamente no site da Matemática: matematicauva.com.br

Pré Candidato a deputado federal Antônio Martins fortalece pré-campanha com novas alianças políticas no Ceará


O prefeito de Cariré e pré-candidato a deputado federal, Antônio Martins, vem intensificando nas últimas semanas sua articulação política em diversas regiões do Ceará. Em uma agenda movimentada, o pré-candidato tem participado de encontros e rodas de conversa com lideranças políticas, buscando ampliar sua base de apoio e consolidar alianças estratégicas para sua pré-campanha. Entre os apoios recentes, destaca-se o do vereador sobralense Aleandro Linhares, importante liderança da região Norte. Além disso, nesta segunda-feira (4), Antônio Martins anunciou uma nova parceria com o deputado estadual Almir Bié, reforçando o projeto político que visa o fortalecimento das pré-candidaturas de ambos no estado. Durante o encontro, os dois líderes discutiram estratégias para o desenvolvimento do Ceará e firmaram um compromisso de atuação conjunta em diversos municípios. A parceria pretende unir forças em torno de propostas voltadas para o crescimento regional e o fortalecimento das representações políticas locais.> “Tive a satisfação de me reunir com o amigo e deputado estadual Almir Bié para conversar sobre o futuro do nosso Ceará. Durante o encontro, firmamos uma importante parceria que vai fortalecer nossas pré-candidaturas em diversos municípios”, destacou Antônio Martins. A aliança entre Antônio Martins e Almir Bié reforça o compromisso de ambos com uma política pautada no diálogo, na cooperação e na busca por resultados concretos para a população cearense.


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Deputado Tin Gomes participa da primeira audiência da PLOA 2026 em Bela Cruz/CE

 



O deputado Tin Gomes, relator da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 do Governo do Ceará, participou nesta segunda-feira (03/11) da primeira audiência da Comissão de Orçamento, Finança e Tributação, presidida pelo deputado Sérgio Aguiar. O encontro foi realizado no município de Bela Cruz/CE e reuniu prefeitos, vereadores, lideranças e representantes da sociedade civil em uma manhã marcada por diálogos produtivos, debates construtivos e troca de experiências. Durante a audiência, Tin Gomes ressaltou a importância de ouvir diretamente as demandas de cada região para a construção de um orçamento equilibrado e alinhado às necessidades do povo cearense. “Cada sugestão apresentada é uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento regional e garantir atenção às prioridades locais”, afirmou o parlamentar.O deputado também agradeceu ao prefeito Netim Morais pela acolhida e aos colegas parlamentares Sérgio Aguiar e Julinho Deputado, além de todos os participantes que contribuíram para o sucesso do encontro. Tin Gomes reafirmou seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e a gestão eficiente dos recursos públicos. A próxima audiência da Comissão será realizada em Tamboril, dando continuidade ao diálogo direto com a sociedade e às ações que fortalecem o Ceará.






Presidente Lula se hospeda em barco em Belém durante a COP30


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hospedado em um barco em Belém, no Pará, onde participa da Cúpula de Líderes nos dias 6 e 7; o evento antecede a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30). Segundo a Presidência da República, Lula está a bordo do barco Iana III, que tem características de embarcações regionais da Amazônia. O barco ficará atracado na Base Naval de Val-de-Cans.

“A embarcação atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe, operando como um hotel. A presidência buscou soluções que fossem adequadas para receber o presidente, cumprindo a legislação vigente, o que inclui segurança, preço e conforto”, diz nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Inaugurações e visitas

No mês passado, durante um evento de entrega de obras em Breves, no arquipélago do Marajó, Lula afirmou que dispensaria hotel para se hospedar em barco. Na ocasião, brincou que “enquanto os gringos estiverem dormindo, eu vou estar pescando”.

O presidente está na cidade desde sábado para participar de agendas relacionadas a COP-30. Nesta segunda-feira, 2, Lula visita comunidades quilombolas e agroextrativistas na região. No sábado, Lula inaugurou as obras do Porto de Outeiro e a ampliação do aeroporto da capital paraense.

Crise de acomodações

Desde que Belém foi anunciada como sede da COP-30, os governos federal e estadual anunciaram o uso de embarcações como opção para ampliar a rede hoteleira da cidade. Em julho, cabines em dois navios de cruzeiro começaram a ser oferecidas como opção de hospedagem.

A cidade viveu uma crise de acomodações devido à alta dos preços Como o Estadão mostrou, os preços chegaram a R$ 2 milhões para locação durante o período da COP-30. Em agosto o problema chegou ao auge quando 29 países assinaram uma carta pedindo ao governo brasileiro que alterasse a sede da conferência.

Diante do impasse, o governo brasileiro realizou uma série de reuniões com a UNFCCC, braço de clima da ONU, para resolver o problema. Após as conversas, a organização elevou o subsídio dado aos participantes da conferência de US$ 144 para US$ 197. Ainda assim, como o Estadão mostrou, a diária é bem menor do que o valor pago em outras conferências.

Fonte: GC Mais

 

domingo, 2 de novembro de 2025

Silêncio na tribuna expõe crise de representatividade na Câmara Municipal de Sobral


A falta de voz na tribuna da Câmara Municipal de Sobral revela um problema que vai além da rotina legislativa: trata-se de uma crise de representatividade. Após mais de dez meses de sessões em 2025, o que se observa é um desinteresse quase generalizado dos vereadores em usar o espaço mais nobre da Casa — a tribuna — para defender as causas da população, debater problemas da cidade ou propor caminhos.O Plenário 5 de julho, que já foi palco de grandes debates e discursos históricos, hoje vive um vazio preocupante. Faltam tribunos, faltam ideias, falta energia política. Sobral sente a ausência de figuras que marcaram época, como José Maria Félix, Ismerino Mendes, Zezão Ibiapina, Dr. João Alberto, Luciano Linhares, Veveu Arruda e tantos outros que, por décadas, ocuparam o microfone com firmeza, convicção e profundo compromisso com o interesse público.A atual legislatura, porém, mostra-se inerte. As falas são escassas, protocolares, sem profundidade ou impacto. Não há debates relevantes, não há enfrentamento de problemas reais, não há apresentação de soluções que dialoguem com o cotidiano do sobralense. É como se a Câmara tivesse perdido sua voz — e, com ela, o elo entre o povo e seus representantes.O que está acontecendo com Sobral? Como aceitar que uma cidade com tanta história política e tradição democrática assista passivamente ao esvaziamento do seu parlamento? A tribuna não é apenas um microfone: é o espaço onde se exercita a democracia, onde se defendem direitos, onde se confrontam ideias — e onde o povo encontra eco. Enquanto a Câmara permanecer calada, Sobral seguirá perguntando, e com razão: quem está realmente nos representando?

Fonte: Sobral em Revista.

Antônio Martins amplia alianças e recebe apoio do vereador sobralense Alejandro Linhares


O pré-candidato a deputado federal Antônio Martins segue intensificando sua agenda política neste domingo, 2 de novembro, e acaba de firmar mais uma importante parceria. Desta vez, o apoio veio do vereador sobralense Alejandro Linhares (PSB), fortalecendo ainda mais o grupo político que tem se formado em torno de sua pré-candidatura. Nos últimos dias, Antônio Martins — que também é prefeito de Cariré — tem recebido apoios expressivos de lideranças políticas em toda a região Norte do Ceará. O movimento reflete o crescimento consistente de seu nome entre as principais lideranças locais e regionais. Segundo aliados, o objetivo de Martins é consolidar uma base sólida de apoios em diversos municípios, ampliando o diálogo com diferentes segmentos da sociedade. “Novas adesões importantes estão a caminho”, afirmou uma fonte próxima à coordenação da campanha.Com o novo reforço de Alejandro Linhares, Antônio Martins se consolida como um dos pré-candidatos que mais cresce na região Norte, atraindo atenção tanto da classe política quanto do eleitorado que busca renovação e representatividade no cenário federal. Fonte: Região Norte Noticias.

sábado, 1 de novembro de 2025

Antônio Martins amplia apoios e fortalece pré-candidatura a deputado federal


O prefeito de Cariré e pré-candidato a deputado federal, Antônio Martins, segue ampliando sua base política em diferentes regiões do Ceará. Nesta semana, ele recebeu importantes apoios vindos de Viçosa do Ceará: a vereadora Jaqueline Silva e o suplente de vereador Giovanni Araújo, que estiveram acompanhados do vereador Daniel Lima. O encontro foi pautado pelo diálogo sobre os desafios enfrentados pelos municípios do interior cearense e pela troca de experiências administrativas. As lideranças de Viçosa destacaram a trajetória de gestão e compromisso público de Antônio Martins, apontando nele um nome preparado para representar o Ceará na Câmara dos Deputados. Com a adesão de novas lideranças políticas, Martins reforça a credibilidade e o alcance de seu projeto, construído com base no trabalho, na transparência e na busca por mais desenvolvimento para a região Norte do Estado.A movimentação sinaliza o fortalecimento da pré-candidatura do prefeito de Cariré, que tem ampliado sua presença política e o diálogo com diferentes municípios cearenses, consolidando-se como uma das apostas do interior nas próximas eleições.

Fonte Blog Região Norte Noticias.

Ceará cresce em empregos, mas Sobral segue fora dos principais geradores pelo 10º mês seguido


O Ceará abriu 10.561 empregos formais em setembro e chegou a 51.118 novas vagas nos primeiros nove meses de 2025, segundo o Novo Caged. Todos os setores tiveram desempenho positivo, com destaque para Serviços (3.727 vagas), seguido de Construção, Indústria, Comércio e Agropecuária. Jovens de 18 a 24 anos lideraram as contratações.Entre os municípios, Fortaleza puxou o crescimento (3.507 vagas), seguida por Lavras da Mangabeira, Juazeiro do Norte e Caucaia.Apesar do bom momento do estado, Sobral completa 10 meses sem figurar entre os principais municípios geradores de emprego, um sinal de alerta para a necessidade de novas ações que fortaleçam a economia local e retomem o protagonismo que a cidade já teve.

Cid Gomes apresenta projeto que garante mais justiça tributária para micro e pequenas empresas


O senador Cid Gomes apresentou um projeto de lei que busca dar um passo importante em direção à justiça tributária para quem mais gera empregos no país: as micro e pequenas empresas. A proposta isenta esses empreendedores do pagamento da diferença de ICMS nas vendas destinadas a consumidores finais de outros estados — um custo que, hoje, pesa no caixa e limita a expansão de muitos negócios.A medida pretende reduzir a burocracia e aliviar a carga tributária de um segmento que representa a base da economia brasileira, especialmente em regiões onde pequenos empreendimentos são fundamentais para o desenvolvimento local.Com a iniciativa, Cid reafirma sua defesa por um ambiente econômico mais equilibrado e competitivo.“É hora de remover obstáculos e abrir caminho para que micro e pequenas empresas cresçam com liberdade, justiça e competitividade”, destacou o senador ao apresentar o projeto.A proposta segue agora para análise nas comissões do Senado.

Fonte Sobral em Revista.