Antonio Martins é mais do que um nome em ascensão na política cearense — é o retrato de um homem simples, trabalhador e movido por um sonho: transformar a vida das pessoas de sua terra natal, Cariré, e de todo o estado do Ceará. Natural do interior, Antonio cresceu enfrentando desafios e preconceitos, mas nunca perdeu de vista seu propósito. Desde cedo, nutria o desejo de atuar na política, não por vaidade ou interesse pessoal, mas por enxergar nela uma ferramenta de transformação social. Foi essa visão, aliada à sua fé e perseverança, que o impulsionou a lutar por espaço e reconhecimento. Com o tempo, sua atuação firme, transparente e voltada ao bem comum o transformou em uma referência local. Sua liderança naturalmente se expandiu, conquistando a confiança não apenas dos carireenses, mas também de diversas outras regiões do Ceará. Hoje, Antonio Martins é considerado um dos nomes mais promissores do cenário político estadual. Já reconhecido por sua atuação política e social, Antonio se prepara para um novo desafio: disputar uma vaga como deputado federal em 2026. O objetivo é claro — levar a voz do povo cearense ao Congresso Nacional e trabalhar, com ainda mais força, por políticas públicas que melhorem a vida da população.“Trabalhar pelo povo é o que me move. Quero levar a esperança do interior para Brasília e mostrar que é possível fazer política com seriedade, compromisso e resultado”, afirmou Antonio em recente conversa com apoiadores. A história de Antonio Martins inspira por mostrar que, mesmo vindo de origens humildes, é possível vencer barreiras e conquistar espaço na política com honestidade, trabalho duro e dedicação ao próximo. Em tempos de descrença com a classe política, sua trajetória surge como um alento e exemplo de renovação.
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Defensoria Pública do Ceará promove mutirão “Abraçar 2025” para regularização de guarda de crianças e adolescentes órfãos
A Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza, entre os dias 21 e 23 de outubro, o Mutirão Abraçar 2025, iniciativa voltada à regularização da guarda de crianças e adolescentes em situação de orfandade. A ação busca garantir que essas crianças tenham seus direitos legalmente protegidos, oferecendo suporte jurídico e orientação às famílias que assumem esse papel de cuidado e amor. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro pelo site www.defensoria.ce.def.br
Ematerce inaugura novo prédio emSobral e reforça compromisso com a agricultura familiar
Líder Politico e Prefeito de Cariré Antônio Martins parabeniza o povo nordestino pelo seu dia e reforça orgulho de suas raízes
Sessão movimentada na Câmara de Sobral: oposição cobra transparência em projeto de quase R$ 10 milhões enviado pelo Executivo
Fonte, Blog, Região Norte Notícias.
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
Governo do Ceará envia à Assembleia mensagem que institui o REFIS 2025
O governador Elmano de Freitas enviou para a Assembleia Legislativa a mensagem que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025), que oferece descontos de até 100% em juros e multas para contribuintes com débitos estaduais. Com a iniciativa, os cearenses poderão negociar dívidas de ICMS, IPVA, ITCD, taxas do Detran e também débitos de operações de crédito realizadas pelo antigo Banco do Estado do Ceará (BEC).O governador destacou que o programa é uma importante medida para estimular a economia e facilitar a regularização fiscal dos cidadãos e empresas. “Conto com o apoio dos deputados para aprovação desse importante projeto o mais breve possível”, ressaltou Elmano.
Prefeita de Groaíras, Dra. Virgínia Aguiar, prestigia show católico com Geraldinho Corrêa e destaca apoio à fé e cultura
Na noite deste fim de semana, a cidade de Groaíras viveu um momento de fé, emoção e comunhão durante o grande show católico do líder espiritual Geraldinho Corrêa, da Missão Resgate da Igreja Católica. O evento reuniu milhares de pessoas da cidade e visitantes de toda a região, em uma celebração marcada por louvor, música e espiritualidade. A prefeita de Groaíras, Dra. Virgínia Aguiar, participou ativamente do evento e, em entrevista à imprensa local, expressou sua gratidão pela presença massiva do público. Ela agradeceu a todos os groairenses e visitantes que compareceram, ressaltando a importância de eventos como este para fortalecer os valores da fé e da união comunitária.> "Foi uma noite abençoada. Agradeço a todos que participaram desse belíssimo momento de fé. A presença de Geraldinho Corrêa nos trouxe uma mensagem de esperança e renovação espiritual. E posso garantir que muitos outros eventos como este ainda virão", destacou a prefeita. Também presente no show, o prefeito de Cariré, Antônio Martins, esposo da Dra. Virgínia, demonstrou apoio ao evento e falou com entusiasmo sobre a relevância desse tipo de iniciativa para a comunidade católica da região.> "É emocionante ver tanta gente reunida em um só propósito: louvar e agradecer. Esse tipo de evento é fundamental para alimentar a fé do nosso povo e promover a paz espiritual", afirmou o prefeito. O show de Geraldinho Corrêa emocionou o público com músicas que tocam o coração e mensagens de reflexão e amor ao próximo. O líder da Missão Resgate é conhecido nacionalmente por sua atuação evangelizadora e por arrastar multidões com sua palavra de fé e compromisso cristão. A Prefeitura de Groaíras reafirma seu compromisso com a valorização da cultura, da fé e das tradições religiosas que fazem parte da identidade do povo groairense.
Saúde do Ceará entrega mamógrafo 3D a Policlínica Regional em Sobral
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega de um mamógrafo para a Policlínica Regional Bernardo Félix da Silva, localizada em Sobral. O aparelho utiliza tecnologia 3D e tem capacidade para fazer até 500 mamografias digitais por mês, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. Ao longo deste ano, a unidade já realizou mais de 1.400 mamografias.A ação acontece no contexto da campanha “De outubro a outubro rosa”, lançada pela Sesa em 2024 para conscientizar a população sobre a doença. Realizada em parceria com a Secretaria das Mulheres do Ceará, a iniciativa aborda a prevenção e o autocuidado ao longo de todo o ano. A mamografia é considerada o principal exame diagnóstico para a detecção precoce de sinais do câncer de mama e outras anomalias no tecido mamário, ampliando as chances de um tratamento bem-sucedido e de cura.Na ocasião, a titular da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, afirmou que a entrega do aparelho de imagem é mais uma ação da Secretaria para fortalecer e dar qualidade e resultado ao atendimento à população. “E a nossa população feminina é destaque, principalmente agora, no Outubro Rosa. Então, vamos ser multiplicadores, vamos disseminar essa informação para as nossas mulheres. E vamos oferecer esse exame, que é tão importante”, ressaltou.
Antônio Martins celebra um ano de sua vitória histórica em Groaíras e ganha força como pré-candidato ao Congresso Nacional
Há exatamente um ano, o empresário e líder político Antônio Martins, filho legítimo da cidade de Groaíras, comemorava com emoção a vitória nas urnas que lhe garantiu mais um mandato como prefeito de sua terra natal. Reconhecido por sua trajetória de compromisso com o povo e pelo trabalho incansável em prol do desenvolvimento da região, Antônio Martins alcançou um feito que poucos políticos conquistaram ao longo da carreira: consolidar-se como uma das maiores lideranças do interior cearense. Em um momento de agradecimento e reflexão, o gestor relembrou a confiança que lhe foi depositada pelos groairenses, reafirmando seu compromisso com uma gestão ética, transparente e voltada para as reais necessidades da população.> “Foi uma vitória do povo, da esperança e da vontade de ver Groaíras crescer com dignidade. Sou eternamente grato por essa confiança que me motiva todos os dias a seguir lutando por nossa cidade e por todo o nosso povo cearense”, destacou Antônio Martins, visivelmente emocionado. Ao longo de sua atuação política, Antônio Martins vem se destacando não apenas como prefeito, mas também como uma voz atuante e respeitada em todo o estado. Seu nome vem ganhando força nos bastidores políticos como um dos principais pré-candidatos ao Congresso Nacional nas eleições do próximo ano, sendo apontado por analistas como um dos favoritos.A cada dia, novos apoios se somam ao seu projeto político, unindo lideranças, amigos, correligionários e cidadãos que acreditam em sua capacidade de representar o Ceará com responsabilidade e visão de futuro em Brasília.A pré-candidatura de Antônio Martins já é notícia em todo o Ceará, consolidando sua imagem de gestor eficiente, comprometido com causas sociais e preparado para novos desafios na esfera federal. Groaíras, Cariré e toda a região norte do estado acompanham com orgulho a ascensão de um de seus filhos mais ilustres — um líder que não esquece suas origens e que segue trabalhando com humildade, coragem e determinação por um Ceará mais forte e representado.
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
PT de Sobral emite Nota de Repúdio a postura do vereador Romano durante votação na Câmara de Sobral
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Sobral manifesta, de forma veemente, seu repúdio à postura do vereador Antonio José Romano, eleito pelo PT e integrante da Federação Brasil da Esperança, que, mesmo notificado previa e plenamente ciente da deliberação partidária, votou no dia 30 de setembro de 2025 pela rejeição das contas do ex-prefeito Ivo Ferreira Gomes. Ressalte-se que tais contas vieram do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com parecer favorável à aprovação, reforçando ainda mais a gravidade da posição assumida pelo parlamentar.A disciplina e a fidelidade partidária são pilares fundamentais do sistema representativo, conforme estabelecem o Estatuto do PT, o Regimento Interno e as resoluções que norteiam a atuação das nossas bancadas. Ressaltamos que a autonomia legislativa de cada parlamentar não pode se configurar como salvo-conduto para a infidelidade partidária e para a quebra do compromisso programático assumido perante o povo sob a bandeira do Partido dos Trabalhadores.A posição adotada pelo vereador Romano atenta contra a unidade política da Federação, viola decisão colegiada e desrespeita a confiança do eleitorado que o elegeu sob nossas cores. O Diretório Municipal reitera à nossa bancada e às instâncias partidárias locais a obrigatoriedade de observância das decisões internas e informa que o referido vereador já foi expulso por decisão deste Diretório. O interessado interpôs recurso ao Diretório Estadual, cujo julgamento será aguardado, sem prejuízo da posição política aqui registrada e das medidas estatutárias cabíveis que permanecerão sendo adotadas.O PT de Sobral reafirma seu compromisso com a legalidade, com a transparência no julgamento das contas públicas e com a coerência programática que nos distingue. Não aceitaremos práticas que desfigurem nossa linha política ou que tentem instrumentalizar o mandato parlamentar em contrariedade às deliberações democráticas do partido.
Sobral, 1º de outubro de 2025.
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Sobral
Rede Sesc de Educação no Ceará abre matrículas para 2026
A Rede Sesc de Educação no Ceará realiza matrículas para o ano letivo de 2026, iniciando pelos alunos veteranos, desde o dia 1° de outubro até 03 de novembro. Além de atender a demanda existente, a instituição oferta vagas desde a Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e Ensino Médio com formação Técnica, oferecidas em parceria com o Senac Ceará.Para os alunos novatos, as pré-inscrições acontecem nos dias 06 e 07 de outubro, iniciando antecipadamente para dependentes de comerciários. De 08 a 10 de outubro, começam as pré-inscrições para todas as categorias atendidas pelo Sesc CE (comerciário, empresário, conveniado e público em geral).As vagas são para as unidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral, para as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos iniciais e finais), Ensino Médio e o projeto Criar Sesc, integral ou no contra turno escolar. As pré-inscrições seguem enquanto houver vagas. Após realizadas as triagens, acontecem as matrículas, a partir de 20 de outubro.SERVIÇO:REDE SESC NO CEARÁ – MATRÍCULAS 2026Unidades: Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e SobralMatrículas de alunos veteranosData: De 01/10 a 03/11/2026Pré-inscrições de alunos novatosData: 06 e 07/10Dependentes de comerciáriosData: De 08 a 10/10Todas as categorias (comerciário, empresário, conveniado e público em geral)Matrículas de alunos novatosData: A partir de 20/10 até quando houver vagasMais informações: (85) 3270-5400/ https://www.sesc-ce.com.br/
Prefeito Antônio Martins visita obra de ampliação da Escola de Tempo Integral Lucas Rodrigues, em Cariré
O prefeito de Cariré, Antônio Martins, realizou recentemente uma visita técnica à obra de ampliação da Escola de Tempo Integral Lucas Rodrigues, que passa por uma significativa reforma estrutural. A unidade está recebendo melhorias em diversos setores, incluindo a construção de um novo refeitório e de uma cozinha moderna, projetada para oferecer mais conforto e qualidade na alimentação dos alunos.A visita faz parte do acompanhamento constante que o gestor municipal tem realizado em obras e projetos em andamento no município. A ampliação da escola representa um importante investimento na educação pública local, refletindo o compromisso da administração com a melhoria da infraestrutura escolar e o bem-estar dos estudantes." A educação é uma prioridade da nossa gestão. Estamos investindo não apenas em prédios, mas em um futuro melhor para nossas crianças e jovens", destacou o prefeito durante a visita. Nos últimos anos, Cariré tem se transformado em um verdadeiro canteiro de obras. Sob a gestão de Antônio Martins, o município tem avançado significativamente em áreas como educação, saúde, infraestrutura e mobilidade urbana. O objetivo, segundo o prefeito, é tornar Cariré uma das cidades mais acolhedoras, desenvolvidas e boas para se viver em todo o Estado.A obra na Escola Lucas Rodrigues é mais uma entre tantas iniciativas que visam proporcionar melhores condições de ensino, valorizando alunos, professores e toda a comunidade escolar.
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Lia Gomes articula com senador Cid Gomes e garante R$ 10 milhões para cirurgias de endometriose no Ceará
A saúde das mulheres cearenses acaba de ganhar um importante reforço. A secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, esteve em reunião com o senador Cid Gomes e conseguiu articular a destinação de R$ 10 milhões, por meio de emendas parlamentares do senador, para a realização de cirurgias de endometriose no estado.A medida representa um avanço fundamental no enfrentamento a uma doença que atinge milhares de mulheres. No Brasil, estima-se que cerca de 7 milhões de mulheres convivam com a doença, que pode causar fortes cólicas, dificuldade para engravidar e impacto significativo na qualidade de vida.A destinação desses recursos vai ampliar a capacidade de atendimento e tratamento das pacientes no Ceará, reduzindo filas de espera e garantindo que mulheres com casos mais graves tenham acesso a cirurgias especializadas. Para a secretária Lia Gomes, a conquista é resultado de compromisso e sensibilidade com a saúde feminina:“A saúde das mulheres precisa estar no centro das políticas públicas. Cada recurso garantido é, na verdade, uma resposta concreta às mulheres que sofrem diariamente com a endometriose. Essa emenda permitirá que o Estado avance no cuidado com essas pacientes, oferecendo qualidade de vida e esperança.” Fonte Sobral em Revista.
Homenagem ao Vereador Ajax Cardoso pelo Dia do Vereador
Neste 1º de outubro, Dia do Vereador, queremos parabenizar o jovem e atuante vereador sobralense Ajax Cardoso (PSB), que vem se destacando como uma das grandes lideranças da nova geração política de Sobral. Em seu segundo mandato, Ajax tem mostrado compromisso, seriedade e dedicação à missão de legislar com responsabilidade e estar sempre próximo do povo. Sua atuação firme e sensível o torna um verdadeiro elo entre a Câmara Municipal e as comunidades sobralenses, buscando diariamente soluções concretas para os desafios da população. Com uma postura aberta ao diálogo, Ajax Cardoso construiu uma trajetória marcada por parcerias importantes, ações sociais relevantes e pela defesa de pautas que contribuem para o desenvolvimento de Sobral e o bem-estar dos sobralenses. Neste dia especial, reconhecemos e valorizamos o trabalho de todos os vereadores que exercem com ética e compromisso a sua função, e em especial, celebramos o exemplo de dedicação e representatividade do vereador Ajax Cardoso, que com juventude, energia e responsabilidade, faz a diferença na Casa do Povo. Parabéns, vereador Ajax Cardoso! Que sua caminhada continue sendo de lutas, conquistas e muito trabalho pelo povo de Sobral.
Prefeito Antônio Martins visita obra de construção de moderna quadra esportiva na comunidade de Alto dos Honório
Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Cariré, Antônio Martins, realizou uma visita técnica às obras de construção da nova quadra poliesportiva coberta na comunidade Alto dos Honório. A obra é mais um marco importante da atual gestão, que vem se destacando pelo compromisso com o desenvolvimento das comunidades e o bem-estar da população. A quadra está sendo construída com estrutura moderna, visando atender às demandas esportivas, educacionais e culturais da região. O espaço beneficiará crianças, jovens e adultos, promovendo o esporte, o lazer e a convivência comunitária. Durante a visita, o prefeito destacou a importância do investimento em infraestrutura nas áreas rurais. “Estamos trabalhando para levar dignidade e qualidade de vida a todos os carireenses, tanto na sede quanto nas comunidades. Essa quadra será um espaço de oportunidades e integração para os moradores do Alto dos Honório”, afirmou Antônio Martins. Com um ritmo acelerado de crescimento, Cariré segue se transformando em um verdadeiro canteiro de obras. São ações em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e esporte, fruto de uma gestão participativa e comprometida com o povo. A construção da quadra no Alto dos Honório reforça o compromisso da atual administração em promover inclusão social e oferecer espaços adequados para o desenvolvimento da juventude. É mais uma prova de que, com planejamento e responsabilidade, é possível construir um futuro melhor para todos.