quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sobral fica fora do ranking das cidades que mais geraram empregos formais em maio: promessa de Oscar Rodrigues não sai do papel

 


Sobral, que sempre foi considerada uma cidade – polo no interior do Ceará, ficou de fora da lista dos municípios cearenses que mais geraram empregos formais no mês de maio. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, e mostram um cenário preocupante para a economia local.

Enquanto Fortaleza (+3.327), Caucaia (+279), Juazeiro do Norte (+271), Itaitinga (+256) e Quixeramobim (+210) lideram a geração de empregos no estado, Sobral não figura nem entre os dez primeiros e, pior, apresenta desempenho negativo no acumulado do ano. De janeiro a maio, o município já acumula um saldo negativo de -558 vagas formais.

Durante a campanha eleitoral, o prefeito Oscar Rodrigues fez da geração de empregos uma de suas principais bandeiras. Falou em atrair novos negócios, fomentar o empreendedorismo local e criar um ambiente favorável para que empresas se instalassem na cidade. Na prática, até agora, as ações prometidas não se transformaram em resultados concretos.

O “Novo Tempo” prometido parece cada vez mais distante da realidade da população sobralense, que enfrenta a escassez de oportunidades e observa a economia local andar de lado enquanto outros municípios do Ceará avançam.

O estado do Ceará encerrou o mês de maio com 5.769 novos empregos formais e no acumulado do ano já são mais de 18 mil postos de trabalho criados. Enquanto isso, Sobral assiste à perda de vagas e ao enfraquecimento de setores estratégicos como indústria e comércio, que historicamente foram motores da economia local.

Fica a pergunta: até quando Sobral ficará na contramão do crescimento? Até quando a gestão municipal continuará se apoiando em discursos e anúncios sem efetividade? A população clama por medidas concretas para reverter o cenário e devolver à cidade o protagonismo econômico que um dia teve.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.